CPMF: mosaico de comentários

Eu pago imposto e era a favor da prorrogação da CPMF até 2011. Conforme já havia dito o ex-ministro da Saúde no governo FHC, Adib Jatene (o único coerente no processo todo, de FHC a Lula), ao presidente da FIESP:

"No dia em que a riqueza e a herança forem taxadas, nós concordamos com o fim da CPMF. Enquanto vocês não toparem, não concordamos. Os ricos não pagam imposto e por isso o Brasil é tão desigual. Têm que pagar! Os ricos têm que pagar para distribuir renda”, disparou.

Skaf tenta rebater (sempre conforme a colunista da Folha de S.Paulo): ”Mas, doutor Jatene, a carga no Brasil é muito alta!”. E Jatene: ”Não é, não! É baixa. Têm que pagar mais. Por que vocês não combatem a Cofins (Contribuição para Financiamento da Seguridade Social), que tem alíquota de 9% e arrecada R$ 100 bilhões? A CPMF tem alíquiota de 0,38% e arrecada só R$ 30 bilhões”. Skaf desconversa: ”A Cofins não está em pauta. O que está em discussão é a CPMF”. E Jatene, certeiro: ”É que a CPMF não dá para sonegar!”Esse é o único imposto que não dá pra sonegar"
.


Eu ia fazer um artigo a partir do texto acima,
só que antes resolvi ver o que tinha no Recanto sobre a CPMF.
Coloquei a palavra no sistema de busca e mandei ver.
Daí fui lendo o texto e fazendo alguns comentários.
Vou deixar esse mosaico de comentários aqui, pois achei mais interessante.
Não vou citar os textos nem os autotres onde fiz os comentários, até porque não ia pedir e aguardar autorização de tanta gente, para evitar qualquer possível contrariedade.
(Mas se algum dos autores que comentei ler esse texto e me autorizar, eu coloco um link para o seu texto aqui)

A maioria dos textos era crítico à CPMF e ao presidente.
Não é bem a minha posição, vocês vão perceber pelos meus comentários aqui publicados, mas não condeno os autores.
Alguns dos textos, tanto contra como a favor da CPMF, eram muito bem escritos e fundamentados e foi bem instrutivo lê-los.

O que também me chamou a tenção na rejeição da CPMF, era a posição de aprová-la dos governadores do PSDB, como Yeda Crusius (RS), Aécio Neves (MG) e São Paulo (JOsé Serra).

Por outro lado, na "derrota" do governo vem uma análise do comportamento da grande midia, que, no que se refere aos seus propietários, é visivelmente anti-Lula:
Foram 45 votos no Senado a favor da prorrogação da CPMF e 34 contrários. Então, a maioria dos senadores entendeu que a aprovação da CPMF era o melhor caminho.
Logo, essa tese de "derrota história" do governo é uma forçada de barra ideológica da grande imprensa, ao meu ver.

Outra curiosidade na questão é que PSDB e PFL, que deram os votos necessários para a aprovaçõa da CPMF no governo FHC, agora votaram em bloco contra a contribuição, com o apoio do ex-presidente; e o PT agora votou em bloco pela prorrogação da CPMF com apoio do presidente Lula, sendo que ambos trabalharam e votaram contra a contribuição no governo FHC. O PMDB foi o único partido que apoiou a CPMF nos dois governos.

Eis os meus comentários:

1 - O Imposto mais feudal que existe é o "pedágio", que aqui no RS nós conhecemos bem.

2 - Verdade, pobre não tem como sonegar imposto. E a CPMF, acabaram com ela justamente por ser o único imposto que o andar de cima não conseguia sonegar.


3 - Vejo o Lula como um democrata convicto e não creio que ele defenda a reeleição da reeleição. E concordo com o teu ponto de vista, isso não seria bom pra a consolidação da democracia brasileira.

4 - Sou contra o terceiro mandato, pois não creio ser um modelo que aprofunde o regime democrático. Mas não me lembro de tanta repercusão contra na mídia sobre a reeleição de FHC. É que a regra do jogo estava sendo mudada para o andar de cima de nossa classe política e econômica... Eu pago imposto, sou de clase média, e era a favor da prorrogação da CPMF, principalmente depois de ler o que o cardiologista e ex-ministro Adib Jatene disse para o presidente da Fiesp. E também aprendi, nesses meus 40 anos de vida, que não existe intelectual que não seja engajado.


5 - Puxa, taí um texto em que concordo 80% contigo. Realmente, a clase média é que tá levando a pior. Bem que o Lula podia tirar dos ricos para dar aos pobres, e não dos remediados para dar aos pobres.

6 - Só que a CPMF foi criada no governo anterior, em 0.20% e chegou a 0.38%. Com todos os defeitos que o governo Lula vem mostrando, ainda fico com ele contra o de FHC. E, com todo o respeito à sua opinião, creio que não dá para comparar um democrata como Lula a um fascista como Hitler. É um processo histórico bem diferente no conteúdo, se bem que até análogo na forma.


7 - Buenas, eu não sou ignorante nem analfabeto político, tampouco dono da verdade, e acho que o Foro de São Paulo discute uma alternativa de modelo de sociedade para a AL . Queria a prorrogação da CPMF para que o $$$ fosse para o combalido SUS, cheio de pessoas que precisam. Queria ver a atual oposição (que criou a CPMF no governo FHC) brigar porisso, em vez de apenas criar dificuldades de caixa para o governo visando as eleições de 2008...


8 - Creio que você tem o direito de ter as opiniões que tem, mas chamar uma pessoa como Gramsci de "parasita" realmente incomoda quem conheçe a biografia daquele líder. Entendo até que você tem todo o direito de criticar a militância política dele e as teorias que escreveu, mas desrespeitar uma vida de envergadura moral ímpar e defesa extrema de princípios, é achincalhar aqueles que demonstraram o sentido de viver com dignifdade a vida.

9 - Pois eu sou de esquerda e continuo mais cívico do que nunca, mesmo com todos os problemas do atual governo. É que os anteriores eram piores no meu ponto de vista. Quanto ao terceiro mandato de Lula, sou contra, por razões de modelo de democracia. Mas acho que os petistas tem o mesmo direito de querer mudar as regras do jogo, assim como o pessoal do FHC também mudou ao aprovar a emenda da reeleição.


10 - Vejo casos como o do senhor aqui em Charqueadas, na minha família. Mas, sinceramente, com todo o respeito ao seu ponto de vista e a sua situação, não acho que a esquerda seja a culpada pela estrutura social que coloca um chefe de família na situação que o senhor estám, mesmo com os defeitos que o governo Lula vem apresentando. O problema é a péssima distribuição de renda, que impede de existir uma classe assalariada com poder aquisitivo para manter uma Lan funcionando (como a sua e a que estou agora). E isso entendo que é responsabilidade das elites sim, essas mesmas a que se refere o Sr XXX no comentário abaixo, que governaram esse país desde sempre e vivem numa ótima situação econômica. Ou foi a esquerda que governou esse país antes de Lula?


11 - Gostei do poema, bem criativo e interessante. Mas eu me preocupo mais com o Bush do que com o Chaves.

12 - Eu acho que a sociedade saiu derrotada, principalmente aquela sociedade que depende do SUS e do Bolsa Família para sobreviver. Não é o meu caso, que sou de classe média baixa , pago imposto (inclusive o de renda), tenho emprego fixo, estabilidade e não me incomodava de pagar o único imposto que o andar de cima não conseguia sonegar.


13 - Creio que o regime cubano é bem diferente do que se vê no Brasil, na Bolívia e na Venezuela, que são governos democraticamente eleitos. Por outro lado, não existe ditadura na democracia, assim acho que esses três países estão livres disso. Quem tem histórico de ditadura são países de esquerda ou de direita onde houve golpe armado. O Brasil, Argentina e Chile se enquadram no último modelo, como exemplo o golpe militar de direita de 64 aqui feito, apoiado pela grande mídia e pelo grande capital. Aliás, o presidente eleito da Venezuela, Hugo Chaves, sofreu esse mesmo tipo de golpe há bem pouco tempo...

14 - Tiro no peito foi o que ele (presidente da Fiesp) recebeu de Adib Jatene, pai da CPMF (FCH foi a mãe) e que, por ironia, é cardiologista: "É que esse imposto não dá pra sonegar" - levou o presidente da Fiesp.

15 - O seu texto fala coisas acertadas. Contudo, eu queria ver a CPMF prorrogada até 2011 e a oposição cobrando acidamente sua aplicação na Saúde. Coerência teve o Sr Jatene, que defendeu a CPMF quando FHC a criou e agora quando Lula queria prorrogá-la. Os outros, todos, pensam apenas nos seus interesses políticos.

16 - Mas não foi o sr FHC e a direita que proporam a reeleição? Pois a esquerda poderia pedir agora a reeleição infinita! Eu sou contra, óbvio. Mas acho graça da maneira como a mídia apoiou a reeleição, na época de FHC. Eu acho que o povo venezuelano deu e vem dando uma aula de democracia, tanto agora como nas ocasiões anteriores em que deu o seu voto nas urnas. E acho também que os errados foram os que quiseram derrubar via golpe militar o presidente eleito Hugo Chaves, com apoio da mídia e grandes grupos econômicos do país. Claro, Chaves também tentou dar um golpe antes, e fracassou também, e também acho que foi bem feito pra ele. Eu entendo que a democracia é sempre boa, seja ele ruim para os políticos de esquerda ou de direita, pois ela é boa para o povo.


17 - Pois, para o senhor ver: o Palocci, o Serra, o Aécio, todos a favor da CPMF...


18 - Pois o problema da CPMF era justamente esse, o desvio dos fins. Eu queria ver esse dinheiro na Saúde e a oposição brigando pela aplicação correta.

19 - O dinheiro vai circular na economia ou vai para fora do pais? Especulação financeira é especulação financeira... Pois a votação da CPMF só me fez ver os políticos, da oposição e da situação, com mais desconfiança ainda. Queria é ver esse dinheiro no SUS, com a oposição cobrando o devido repasse.


20 - Estranho você criticar a incoerência de Lula e do PT e não citar a incoerência do FHC, do PSDB e do PFL, que criaram a CPMF e a elelvaram a 0.38% e agora trabalharam pela sua não aprovação. Coerente foi o senhor Adib Jatene, que defendeu a criação da CPMF e, agora, a sua prorrogação. Eu pago imposto e era a favor da prorrogação. O SUS precisa de toda a ajuda, e eu ia é gostar de ver a oposição aprovar a prorrogação e cobrar a aplicação. Mas não, eles preferiram criar problemas de caixa pro governo devido as eleições de 2008...


21 - Pois o filho (CPMF) agora foi morto pelos pais justamente enquanto estava sendo criado pelo padastro que o rejeitara antes. Essa vida é cheia de ironias, não?

22 - Só que o dinheiro da CPMF estava sendo destinado para o Bolsa Família, preferencialmente, e esse era o único imposto que o "andar de cima" não conseguia sonegar.


23 - Creio que a CPMF deveria ter sido prorrogada até 2011 e o dinheiro usado no SUS. Agora babaus. O governo não usou quando podia, agora queria e os pais da criança (FHC, PSDB e PFL) mataram a própria cria (que Lula e o PT rejeitaram quando nasceu). Só o Adib Jatene teve coerência do início ao fim.

24 - Eu pago imposto e era a favor da prorrogação da CPMF até 2011, justamente pela posição atual do Sr Jatene, expressa quando ele confrontou o presidente da Fiesp sobre o assunto. Mas o que o senhor diz no seu texto é verdade. Só acho que a gente tinha era de lutar pela aplicação do dinheiro na Saúde. Agora babaus, e a oposição só queria mesmo éra criar problema de caixa para o governo em ano de eleição. E conseguiu!

 

25 - Eu discordo do senhor. Eu pago imposto e era a favor da prorrogaçção da CPMF (pelos motivos que o sr Adib Jatene elencou ao confrontar o presidente da Fiesp). O senador Virgílio está na dele, criando problemas de caixa para o governo antes da eleição de 2008, sob a batuta do FHC. Gozado, eles é que criaram a coisa, junto com o PSDB e o PFL. Os governadores do PSDB não tinham a mesma posição. Aliás, Lula e o PT eram contra antes, e agora a favor, pois estão no governo. Na verdade, todos se mostraram como são agora, todos. Olha, eu não sou do partido, mas só o PMDB foi coerente, apoiando antes (FHC) e agora (Lula) também a CPMF. O senador Simon é aqui do Sul, eu nunca votei nele, mas respeitei nesse caso específico a atitude dele, que não foi das mais confortáveis, sou obrigado a reconhecer.

26 - Vá saber!!! O que é certo é que quando está no governo é uma coisa, quando não está é outra. Acho que falta responsabilidade com o Brasil e, na oposição, os partidos se preocupam mais em prejudicar o governo pra ganhar o poder nas próximas eleições (Lula, FHC, PT, PSDB e PFL caíram no ridículo agora com essa celeuma da CPMF). Devemos sempre ver, a partir de agora, que a gente tem de se informar melhor sobre as coisas e confiar menos nos políticos e nos partidos, pois eles muitas vezes nos enganam para benefício próprio, jogando com a boa fé da gente. Gostei do seu texto, curto e direto no ponto.


27 - Bancos estaduais? Aqui no RS o governador Antônio Britto (PMDB - 1995-98) queria privatizar o Banrisul (com aquele argumento de que não dava lucro, era mal administrado, etc) e não conseguiu. O governador Olívio Dutra (PT - 1999 - 2002) saneou o banco, que depois os governos seguintes (PMDB 20003-07, PSDB 2008) usaram (usam) para pagar o 13º do funcionalismo, pedindo empréstimos ao mesmo. Hoje o banco está na mídia com exemplo de administração e lucratividade, coloca publicidade nas camisetas do Grêmio e do Inter e o seu cartão, o Banricompras, é o mais usado e aceito pela população e comércio gaúcho. Corrupção? Ora, a iniciativa privada é mais corrupta, é só olhar os noticiários econômicos. Aliás, o mesmo burguês que rouba na sua empresa, mascara balanços e sonega imposto é o que, ao entrar na política, lesa o estado. Claro, não são só os burgueses que tem essa prática. Ademais, o Sr FHC agora trabalhou pelo fim da CPMF. Mas não foi ele, o PSDB e o PFL que criaram o imposto e o levaram para 0,38%? Na verdade, tudo é política e o sr Adib Jatene é que estava certo ao dizer umas verdades ao presidente da Fiesp. Mas o Banrisul público está aí, firme e forte e servindo ao povo gaúcho. O resto é pedágio...

28 - Eu pago imposto e era a favor da prorrogação CPMF. O sr Adib Jatene estava certo ao ter dito o que disse ao presidente da Fiesp. Agora, o gozado, é que quem criou a CPMF foi que ajudou a derrotá-la: FHC, PSDB e PFL; e quem era contra a sua criação agora queria sustentá-la: Lula e o PT. Na verdade, só o PMDB foi coerente na história, eh eh eh eh.


29 - Eu era a favor da prorrogaçõa da CPMF porque, como disse Adib Jatene ao presidente da Fiesp, esse imposto não dava pro "andar de cima" sonegar. Acho que deveríamos discutir a reforma tributária e a reponsabilidade politica dos partidos quando oposição. O PT era contra a CPMF; agora, governo, é a favor. O PSDB e o PFL criaram a CPMF e a colocaram nos 0,38% atuais; agora, com o dedo de FCH (quem diria!!!), derrubaram o imposto, mesmo com o posicionamento a favor da CPMF dos governadores do PSDB (que são governo, e não oposição). Foi uma questão política visando dificultar o PT num ano eleitoral, e isso acho sacanagem, visto que o $$$ da CPMF era usado no Bolsa Família e na previdência e, agora, seria aplicada em muito maior grau na Saúde (aliás, pra onde sempre deveria ter ido).

30 - Eu pago imposto e era a favor da prorrogação da CPMF até 2001. Como disse o Sr Jatene, ex-ministro da Saúde de FHC, esse era um imposto que o andar de cima não tinha como sonegar. Os governadores do PSDB eram a favor da CPMF, pois sabiam a importância do imposto. Entendo que a derrota do governo faz parte da democracia, mas a atuação parlamentar da oposição foi muito mais em cima de critérios políticos do que técnicos e econômicos. Era um direito dela, claro. Mas eu não achei a melhor opção para o Brasil.