Astrologia Estudos Textos
Somos tão intimamente ligadas as nossas sombras – e luzes
* O conteúdo e as qualidades específicas que contribuem para a formação dessa estrutura interna, a sombra, são selecionados pelo processo de desenvolvimento do ego. O que a consciência do ego rejeita torna-se sombra; o que ela positivamente aceita, aquilo com que se identifica e absorve em si, torna-se parte integrante de si mesma e da persona... Sombra e persona são como dois irmãos (para um homem) ou duas irmãs (para uma mulher) uma está à vista do público, a outra está escondida e é solitária, uma complementa, ou, mais frequentemente, opõe-se à outra. Persona e sombra são usualmente o oposto mais ou menos exato de uma outra e, no entanto, são tão chegadas quanto o podem ser dois gêmeos.
Com a persona exercemos os resultados de processos de aculturação, educação e adaptação nos meios físico e social. A sombra um complexo funcional complementar, uma espécie de contra pessoa, pode ser pensada como uma subpersonalidade que quer “algo ou alguma coisa” que a persona não permitirá.
Na vida real somos um e outro, no desempenhar dos papeis sociais, adotamos atitudes coletivas convencionais (copiamos exemplos, nos comparamos, representamos estereótipos sociais e culturais...) imitamos, em vez de assumirmos e vivermos nossa qualidade.
Automatizados, desviamos a própria unicidade – nos dividimos, nos fragmentamos em muitas subpersonalidades, em púbico podemos ser todo sorrisos, em casa na intimidade com os familiares podemos ser exigentes, rudes, carrancudos. Somos atitudes comportamentais dentro de fora nos ambientes e com quem convivemos.
Eu Cássia, ocupando uma forma física em ação para expressar qualidades na atual vida aqui na Terra, posso enquanto subpersonalidade a aprender a ser, com o sistema de comunicação – na Sincronicidade Astrologia na Vida Prática, – posso perceber quais são as minhas qualidades nesse corpo físico humano, que como espírito transcende, e como humano posso “escolher” expressar meus dons nos 12 temas ou setores chamados de Casas Astrológicas desenhadas no Mapa Natal.
Através do instrumento da Astrologia para o autoconhecimento, autodesenvolvimento e alta evolução, eu posso me observar e me sentir e me escutar, posso por vontade própria harmonizar os 4 elementos que habitam no meu corpo físico: fogo, terra, água, ar, elementos que movimentam as funções de meu temperamento e ritmo, no meu modo de estabelecer contatos, no modo de agir, reagir, existir para comunicar pensamentos, sentimentos, emoções, e também me nutrir, me acolher, me espelhar no outro, nas trocas, no con-viver.
E não somente recorrer ao conhecimento da Astrologia para saber se vou me dar bem num futuro próximo ou distante, sozinha ou acompanhada. Com sabedoria posso respeitar e não ter qualquer preconceito sobre signos, casas, planetas, aspectos.
De todo modo, eu Cássia posso ir além em qualidades de alta frequência, se eu tiver percepção dos meus dons individuais e únicos, compreendendo que sou eu que atraio por ressonância tudo aquilo que necessito para o crescer da vida no agora, – *com suas tempestades e curtos-circuitos – da fúria ao amor; da ignorância à sabedoria; da agitação ao equilíbrio, da luz à sombra, – na vida vivida somos todos polaridades...]
Astrologia Estudos Textos
*Jung O Mapa da Alma
*Luz e Sombra Elementos Básicos de Astrologia