"INTERNET E POESIA, ISSO COMBINA?".

"Internet e poesia, isso combina?". A minha resposta é SIM!

Poesia combina em: livros, cartazes, jornais, cartões, tv, rádio, declamações...e também na internet.

Encontro poesias e textos em geral, de melhor qualidade na internet do que em livros. Claro, há exceções, como por exemplo: Neruda.

O mercado editorial está carente de bons livros. Perdem, infelizmente, ou melhor, quem perde somos nós os leitores, inúmeros autores por não darem à merecida atenção quando, os mesmos, resolvem mostram os seus originais. Outros nem “perdem tempo”. Sim é uma perda de tempo, por melhor que seja o seu livro, procurar uma editora. E não estou só falando das grandes editoras, as médias e as pequenas também se comportam assim: ignorando-nos. Faltam com o respeito com os autores que gostam de escrever e os quais, na sua grande maioria são EXCELENTES escritores.

No Brasil há milhares de escritores no anonimato. Muitos nascem, crescem , produzem, deixam os seus escritos guardados em gavetas e morrem, sem sequer editarem um livro. Passam uma vida inteira sonhando em ter nas mãos o seu “filho”( para o autor, livro é como se fosse um filho).

Editar um livro através de uma editora, baseado apenas no seu talento é algo RARO. Se alguém conhecer uma que tenha como meta o talento, por favor, me avisa! Repassarei a notícia no mesmo instante os autores talentosos do meu ciclo de amizades.

Sou autora independente! Não por opção. Ser autor independente é ser um “lutador”. Uma “luta” constante não só no que se diz respeito a edição dos seus exemplares. Falo também em divulgação, venda e muito mais. NENHUMA EDITORA ME IMPEDIRÁ DE EDITAR OS MEUS ESCRITOS. Se meus livros são bons ou ruins, elas jamais saberão. Não deixarei nenhuma delas me darem “uma sentença de morte”.

Quando editei o meu primeiro livro, de poemas, não cogitei procurar uma. Muito menos agora, prestes a editar o terceiro. Sei que será um tempo jogado fora.
Como posso fazer tal afirmação? Simplesmente porque elas não lêem os seus originais. Afirmo baseada em relatos de algumas amigas escritoras. TODAS as editoras dão à mesma resposta: “ O seu gênero literário não atende ao mercado no momento”.
Qual mercado?Que gênero? Se eles dispensam, romances, contos, poesias...TODOS os gêneros. E a resposta, na maioria das vezes é dada depois de seis meses. Uma falta de respeito com alguém que passa, muitas vezes anos escrevendo um livro.

A título de experiência, não enviei os meus originais. Mas um e-mail a uma editora. A resposta foi basicamente a mesma: “ O seu gênero literário não atende ao mercado no momento”. Pedi para acessarem a minha página. Bem, acho que não gostaram do que leram. Risos
Estou relando o ocorrido, não pelos meus escritos, mas pensando nos MAGNÍFICOS AUTORES DESCONHECIDOS DO PÚBLICO EM GERAL, MAS CONHECIDOS DA INTERNET. Quando digo MAGNÍFICO, não é só uma palavra para chamar a atenção. Afirmo porque muitos desses autores, para mim melhores do que muitos autores “consagrados”. Fazem-me chorar ao ler as suas poesias , tamanha a beleza contida nelas.

Divulgação de poesia na Internet – Tenho experiência em alguns grupos e sites literários, assim como na minha página pessoal, blog de amigos e atualmente no meu blog, criado no mês passado. Todas as alternativas são válidas! A minha dica é a seguinte: quando alguém, seja lá quem for, criticar uma das tuas poesias, ou um dos teus textos, tenha a humildade para ESCUTAR. Porém, use o bom senso e NÃO ACEITE A CRÍTICA EM SUA TOTALIDADE. PORQUE NINGUÉM É O DONO DA VERDADE ABSOLUTA. Uns gostarão, outros não. Mas não se esqueçam que, até mesmo entre o mundo das letras, HÁ OS INVEJOSOS. E querendo ou não, eles muitas vezes conseguem semear a semente da dúvida.
NUNCA DUVIDE DA SUA CAPACIDADE LITERÁRIA.

“ Como escrever uma boa poesia” – Esta pergunta surgiu em forma de debate, na 2 ª Feira do Livro de Criciúma, nesse ano. Quando a fizeram diretamente a mim, inocentemente, respondi:

- Com o coração e com a inspiração.

A resposta que obtive em tom de ironia e entre risos:

“ – Se for com o coração, também pode ser com o braço, o fígado...mas não está totalmente errada a sua resposta”.

Sem comentários!

Eles terminaram o debate dizendo:

- “ Um bom texto( eles falavam de escrito em geral, incluindo poesia) é aquele que difere dos demais e que também pode ser escrito com o coração ( e me olharam).


“ O que é uma boa poesia?” A minha resposta é a mesma.
Para mim é aquela em que deixo o coração falar. Aliada a toda inspiração presente no momento. Sou movida à inspiração! Sou um instrumento dela! Quanto a esse fato, NINGUÉM DIRÁ QUE ESTOU “CERTA, OU ERRADA”. Pois é assim que escrevo. È assim que sinto!

“Incentivos Fiscais” – Sei que eles existem. NÃO CONHEÇO NENHUM ESCRITOR QUE TENHA SE BENEFICIADO DELES.

Escrevi demais, né? Risos
O motivo não é apenas por estar envolvida, oficialmente, pela literatura desde novembro de 2000(data do lançamento do meu primeiro livro), mas por realmente esse assunto merecer a minha total atenção e dedicação. (Poderia escrever muito mais sobre esse tema!).

Finalizo dizendo que: ESCREVER É UM ATO DE CORAGEM E REQUER DEDICAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO!


Cármen Neves
Enviado por Cármen Neves em 11/12/2007
Reeditado em 14/12/2007
Código do texto: T773339
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.