Sono suave

A falta de sono está sendo um tormento para muitas pessoas. Mas, por quê? Vejamos as razões para isso.

A insônia está ficando um mal que aflige tantas pessoas, que muitos já só dormem se recorrerem a fármacos, enriquecendo os laboratórios e indústrias que produzem os medicamentos para essa finalidade.

Bem, é preciso que se diga que o sono é algo natural para pessoas normais, equilibradas e saudáveis. Mas mesmo estas podem ser acometidas temporariamente por insônia. E isso pode acontecer devido ocorrências diversas, como: stress, conflitos interno e externo, como perda do emprego, problema conjugal, sexual, e até por opressão maligna.

Problema hormonal também pode alterar o sono, tanto na quantidade quanto na qualidade. Aliás, o sono é produzido por hormônio, como dopamina e melatonina, produzidos por glândulas localizadas no cérebro. Talvez por isso a falta de sono afete tanto o espírito humano, ou a mente humana.

Entretanto, e por isso mesmo é que ocorre tanta insônia. Por causa do modo invasivo com que os humanos têm agredido os seus organismos com todo tipo de agentes químicos. Não só comida e bebida, mas o modo de agir também podem concorrer para alteração do sono e ou a qualidade dele. É o caso de bebidas como café, guaraná, coca cola, Nescau, achocolatados, chimarrão, etc.

Além de mal hábitos, como ficar até tarde assistindo TV, jogando jogos de videogame e no smartphone navegando na internet. O corpo vai tendo seu ciclo hormonal alterado. Pessoas que trabalham ou trabalharam em funções que exigem ficar despertas a noite, são afetadas e têm o sono alterado.

Além disso, ocasionalmente, pode acontecer, como já aconteceu comigo, de se beber algo que seja pernicioso para o sono, como chás, dentre esses, chá de erva mate, ainda mais se misturar ervas, como mate, guaco e eucalipto.

Outros hábitos, como dormir muito pela parte da tarde, para quem tem o hábito de dormir a sesta depois do almoço. Com o corpo descansado, não consegue conciliar o sono, ou acaba por te-lo reduzido durante a noite.

Deus diz por Salomão, que "doce é o sono do trabalhador, mas que a saciedade dos ricos não os deixa dormir". Também que não se deve deixar de fazer bem a quem de direito, e assim o nosso sono será suave.

Portanto, é preciso controlar o que é ingerido e o que se faz, a fim de ter bom sono. As drogas não estão só nos tóxicos, mas também em coisas usadas como alimento ou energéticos.

Guarulhos-Sp, 4/03/2023

Oli Prestes

Missionário