Família e Sociedade

O termo “família” é derivado do latim “famulus”, que significa “escravo doméstico”. Este termo foi criado na Roma Antiga para designar um novo grupo social que surgiu entre as tribos latinas, ao serem introduzidas à agricultura e também escravidão legalizada. A origem da palavra sociedade vem do latim societas, uma "associação amistosa com outros". Societas é derivado de socius, que significa "companheiro", e assim o significado de sociedade é intimamente relacionado àquilo que é social. Está implícito no significado de sociedade que seus membros compartilham interesse ou preocupação mútua sobre um objetivo comum

Dizer o que é família hoje, em sua essência não é uma tarefa fácil, pois, podemos observar as características particulares que existem em cada família, cada uma é constituída de certa forma, têm a cultura que envolve a mesma.

Dizer o que é a sociedade, quantos desafios que se encontra em seu caminho, assim como uma criança que esta aprendendo a andar, mas não desiste de prosseguir a sua caminhada, pois a vida da sociedade é constituída por seres que almeja a sua evolução, querem melhorias.

A família que se encontra no século XXI, é uma família completamente diferente da família do início do século XX, isto é fato. Com a evolução, a mulher conquistou e conquista até hoje o seu espaço na sociedade, manifestando os seus interesses, com isto, a família tradicional onde o homem trabalha para sustentar as despesas domésticas e a mulher ficava em casa cuidando dos afazeres domésticos e principalmente da educação das crianças. Neste século a concepção de família sofreu uma metamorfose, digamos que evoluiu.

A evolução da sociedade que hoje vive em um sistema capitalista que visa o lucro. Obrigatoriamente as famílias tiveram que se adaptar para as exigências do mercado, para garantir a sobrevivência. Estas obrigações contraidas, fizeram com que o homem e a mulher deixem seus filhos a cuidado de outrem, e com isto a educação sofreu uma transformação. Hoje crianças passam meio período na escola, quando freqüenta, e meio período na creche, ou nas ruas, e os pais não têm tempo para educar seus filhos, necessitam do trabalho.

É natural quando algo não funciona querermos buscar o culpado e ficarmos livres de qualquer fato que possa nos envolver, e assim podermos julgá-lo pelo erro. Quando assistimos em nossa sociedade criança marginalizada, logo se pensa que a culpa é dos pais, porque não conseguiram educar seus filhos, ou do Estado, que não administra corretamente as verbas arrecadas, deixando lacunas em todo o sistema.

Concordo que vivemos em um tempo de muitas incertezas, o dinheiro é algo instável, as famílias são instáveis, os pais não conseguem educar seus filhos, tudo é difícil, mas não podemos ficar apenas observando o mundo girar, tem que agir, a violência na sociedade nos machuca , mexe com a nossa consciência, com a liberdade. Para podermos exigir se faz necessário sabermos escolher quem governa o Estado, a sociedade precisa urgente tirar as escamas dos olhos, necessitamos que nossa sociedade busque a sua valorização, valorize e cultive sua cultura. Uma sociedade onde os seus não são capazes de ser críticos, não evolui.

duartepiresm@gmail.com