"A liberdade é uma invenção humana"

Liberdade é o nome que damos à sensação de se estar sob o próprio controle, de sentir-se pleno, sem se perceber limitado ou oprimido.

Por exemplo, quando uma pessoa está bem de saúde, ela se sente mais livre ou plena do que quando está doente e se sente limitada pela doença. Outro exemplo é quando um mamífero está tranquilo em um canto da floresta e de quando está correndo de um predador.

Em seu conceito ideal, a liberdade não começa com a autonomia de um indivíduo em relação a outro, mas em sua própria sensação de plenitude, de que não há nada ou ninguém limitando sua saúde, conforto ou segurança. A partir do momento que o indivíduo livre se sente capaz de agir de maneira irrestrita com outros indivíduos, existe um grande risco de abusar de sua liberdade ao ameaçar ou mesmo de chegar a afetar a liberdade alheia.

Se tudo em excesso é ruim, o mesmo para a liberdade.

Talvez seja necessário diferenciar os níveis ou tipos de liberdade: passiva ou primária e ativa ou secundária, respectivamente, de sentir-se pleno, em termos de saúde, segurança e/ou conforto, e de sentir-se apto a agir de maneira menos restrita, em que costumam surgir considerações éticas ou problematizações quanto à práticas, necessidade e consequências.

Como conclusão, a liberdade é uma palavra ou um conceito inventado por humanos, mas a sua sensação, se de plenitude ou de irrestritabilidade, bem como o seu oposto, de sentir-se limitado, não se restringe à consciência humana.

Mais um Thiago
Enviado por Mais um Thiago em 09/02/2023
Código do texto: T7715376
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.