Drops de Cicuta - Realismo Fantástico
O realismo fantástico na realidade brasileira
O realismo fantástico é uma escola literária surgida no inicio do século XX.
No Brasil, Murilo Rubião foi o autor que deu mais expressão a essa corrente. Autor somente de 32 contos, a maioria traduzida para o inglês, alemão e espanhol, Rubião também teve sua obra aproveitada no teatro e no cinema. Apesar de pouco conhecido, vale uma visita. Contos como o Ex-mágico da Taberna Minhota e o Pirotécnico Zacarias valem uma lida.
Mas minha preocupação maior não é literária. É que estou ficando realmente preocupado com o que está acontecendo no nosso país. Parece que a realidade não faz parte da realidade (se é que esta frase consegue traduzir alguma coisa).
Vamos examinar alguns fatos da nossa recente história para tirarmos algumas conclusões.
Mais recentemente (e isto é realmente fantástico) vem o caso daquela garota presa numa cela com mais de vinte homens. Aí começamos a ouvir coisas que parecem ficção. Primeiro ficam discutindo se a garota era maior ou era menor. Um energúmeno que se diz delegado disse que em momento algum a jovem disse que era menor, como se isso fosse importante e não o fato de terem colocado uma mulher junto com vinte presidiários.
Outro disse que ela não era forçada a manter relações sexuais com os presos. Que ela fazia isto porque queria. A governadora petista indignada, manda demolir a cadeia, como se isso resolvesse algum problema. Eu chamo isto somente de destruir provas. Onde estão os presos afinal?
Na Bahia um estádio praticamente condenado pelos técnicos provoca a morte de torcedores. Está tudo podre. E mais uma vez as “autoridades”, que nunca tomaram uma providência, mandam demolir o estádio. Mais uma vez estão destruindo a prova do crime.
Mas tudo bem. Num país onde o presidente é quem é, (com problemas de visão e audição, pois nunca vê nada, nunca ouve nada) acho que vale tudo. E vale tudo mesmo. Depois de chamar Sarney de ladrão, agora se adulam mutuamente como se nada tivesse acontecido. Depois de chamar Jader Barbalho de canalha agora o tem como um grande conselheiro do seu governo. Lula que taxava o governo anterior de corrupto e brigou pelo fim da CPMF, agora a defende com unhas e dentes, taxando de antipatrióticos aqueles que não querem a sua prorrogação. Ainda do nosso presidente vem o puxa-saquismo de Fidel Castro, Chaves e Morales. Não seriam eles os três patetas? Talvez sejam quatro ou cinco.
Tudo por aqui é assim. Um realismo fantástico. A gente não consegue acreditar no que acontece. Aqui se carrega dólar na cueca e todos acham que isto é normal.
A última delas, então, é incrivelmente fantástica. Renan Calheiros foi absolvido por seus pares de uma série de irregularidades que, a meu ver, estão mais que comprovadas. O Senado cometeu um crime. Um crime bárbaro. E ficam todos de cara lavada, alguns deles dizendo que a justiça foi feita. E nem ficam vermelhos. Na verdade queria vê-los roxos. Se possível com algodão no nariz. Não é fantástico?
Bem. Seguindo alguns raciocínios anteriores acho que o senado deveria ser demolido. Moralmente, já está. Mas eu gostaria de vê-lo demolido de fato. Feito o estádio na Bahia. Feito a cadeia no Pará.
Mas não sei não. Acho que se pensarmos assim, vamos ter que demolir Brasília. Vamos ter que demolir o Brasil...
Isto não é fantástico?
Edimo Ginot