DEMOCRACIA OU POLITICRACIA?
A palavra Democracia tem sua origem bem definida por dois radicais gregos – Demos que significa Povo e Kratia ou Cracia que significa Força, Poder. Assim, sempre ouvimos dizer que Democracia seria o governo do povo, pelo povo e para o povo.
Neste país do faz de contas, isso que descrevemos acima poderia ser considerado uma Utopia. Utopia também é uma palavra grega que significa “lugar nenhum”.
Utopia é a ideia de uma civilização ideal, fantástica e imaginária. Uma ilusão, um sonho, um devaneio. Na criação de Thomas Morus, um escritor inglês, seria o governo ideal, de maneira a proporcionar ao povo ótimas condições de vida.
Mas quando nos deparamos com a nossa realidade caímos do mais alto pedestal dos nossos sonhos e nos deparamos com uma realidade completamente diferente. E, aí surge um termo que também está registrado nos dicionários que é a palavra Politicracia. A politicracia é um tipo de governo onde apenas os políticos controlam o país e tomam decisões sem a necessidade da população participar. Esse governo consegue convencer as pessoas que elas vivem numa Democracia, com o intuito da fazerem as pessoas acreditarem que estão com o poder na mão. E o pior é que temos inúmeros “tolinhos” que acreditam e veneram os políticos da vez, como se eles fossem quase santos, os verdadeiros salvadores da pátria.
Em um dos refrões da belíssima letra de uma música de Cazuza, ele cita – “Ideologia, eu quero uma pra viver”. Li um brilhante artigo de Carolina Marcello (Mestre em Estudos Literários e Culturais) em que ela faz uma síntese falando desta música de Cazuza em que ele desabafa sobre a impotência e decepção em face da situação política e social do país naquela época. Ela cita que o lirismo “Ideologia” exprime confusão e o vazio de muitos brasileiros que se perderam e desistiram de pensar e acabaram perdendo seus valores pela luta. Fala de confrontos com suas hipocrisias e incoerências. Infelizmente, hoje em dia a história se repete pela paixão desmedida de algumas pessoas que tentam dominar as redes sociais tentando nos vender ilusões políticas a qualquer custo.