"RESSURREIÇÃO"
OBS: este texto foi postado faz 2 anos já, no setor de SONETOS... me parece que o local mais adequado seja este, de ARTIGOS, já que se refere à ARTES, Cultura.
*********
"RESSURREIÇÃO"
A Internet -- mais afeita a desgostos e aborrecimentos - nos traz vez ou outra belas surpresas, momentos sublimes em que somos gratos por estarmos vivos. De repente, encontro na telinha mágica imagens centenárias com o aspecto de que foram registradas ontem. Eis o milagre da COLORIZAÇÃO de velhas fotos em preto & branco, que me constrangiam pelo peso mórbido do fim universal inevitável a que estamos condenados desde o "pecado de Adão". Isso é passado... embora pareça trocadilho ! O retoque em cores desses velhíssimos registros dos nossos antepassados "engana a mente" e nos permite "revê-los" mais uma vez "ainda vivos", felizes e sãos "nesse vale de lágrimas" a que fomos sujeitos.
Esse tipo de obra de arte não me é estranho, aqui no meu bairro tem um rapaz de aspecto meio "hippie" que faz tal serviço por módicos 50 reais, que acho barato, embora me seja difícil pagar. A mão do Destino me apresentou (no Facebook) o artista SÁVIO TONON que atenderá meu desejo por generosa cortesia, sem que eu desembolse 1 centavo. Não vejo porque -- nem concordo -- que qualquer tipo de Arte deva ser realizada de graça, embora também não compreenda que obras de um Van Gogh, Dali ou Picasso custem MILHÕES.
Corra à Internet e veja a RESSURREIÇÃO do Passado pelo olhar criativo e caprichado do artesão das cores SÁVIO TONON... lhe será uma agradável surpresa, tenho certeza ! Quem sabe o leitor "dessas mal traçadas linhas" não queira REAVIVAR uma foto querida ? A hora é essa... "louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo", relembrando como iniciavam MISSIVAS (cartas, hoje em dia) há 50 ANOS atrás. Estás esperando o quê, cidadão ?!
"NATO" AZEVEDO (em 23/julho 2020, 6hs)
********************
MÃOS DE OURO, MÃOS DE FADA !
I
E saem -- um a um -- do "Descanso Eterno"...
a sorrir ou sérios, nossos antepassados
se exibem, redivivos, ao olhar terno
daqueles que estão ainda nestes lados.
I I
Cruzando tênues fronteiras entre as Eras
surgem para nós tão vivos quanto antes
em mansões, estradas, campos ou taperas,
revivendo o seu Passado por instantes.
I I I
Com "toque de Midas" na foto sem vida
a nos trazer de volta gente querida,
com o milagre da COLORIZAÇÃO
I V
vi-vemos novamente fatos, lugares,
tempos, pessoas, coisas, dias, luares,
pelas mágicas mãos de SÁVIO TONON.
"NATO" AZEVEDO
(22-23/julho 2020)
Enviado por NATO AZEVEDO em 23/07/2020
Código do texto: T7014163