Comunicação nas organizações

Em época de globalização as empresas precisam se adequar às novas regras do mercado. E uma delas é estar inserida na mídia. Atualmente o setor que mais se desenvolve neste tópico é a internet. Então, as empresas precisam se adequar a esta nova estratégia de mercado para ganhar clientes e se consolidar em todos os ramos.

O empresário precisa ter em mente que um site na internet deve lhe oferecer o retorno. E como buscar o feedback?

Acredito que o prinicipal é que se tenha um planejamento estratégico, com informação substancial. Deve, assim como as empresas de mídia aprender a gerenciar a informação. Sua marca deve ser propagada na internet com alma, superando dificuldade como geração, distribuição e acesso.

De acordo com o jornalista Cassiano Polesi nehuma teconologia salva o produto se a empresa foge do ponto fundamental que é ter visão editorial para se alcançar este objetivo.

Assim como o ouvinte de rádio capta o produto através das ondas, o usuário de internet, através de seu provedor, usa esta mesma idéia.

"As empresas de jornais se organizam há quase quatro séculos do mesmo jeito, empresas de outros setores devem segui esta linha para alcançar o sucesso, que é gerenciar a informação, conduzindo analogias das mídias antigas para a web. Saber quem faz o que, como e porquê."

Para o jornalista a internet permite que a empresa saia da posição oculta e passe a ser ela mesma a mídia. "Tem que ter infra-estrutura, com visão editorial", acrescentou.

Salientou que a web permite furar "muros" da empresa, ela se torna mais acessível à comunidade de interesse, oferecendo um amplitude de conhecimento.

Outra característica apontada por Polesi é a necessidade de periodicidade, que é o que define a mídia com foco editorial. E para isto não é necessário tecnologia, mas organização.

Acrescentou também que a empresa deve valorizar o profissional interno. Para ele quanto maior liberdade de ação, melhores os resultados.

Fator também importante é a equipe técnica dar suporte à comunicação editorial.

Por fim é preciso ter em mente que a web é um fator de alanvacamento de negócios, pensando simples como por exemplo o Google.

Fonte: Polesi, Cassiano. MATRIZ DE MARKETING - SERVIÇOS DE COMUNICAÇÃO INTEGRADA, PRODUÇÃO EDITORIAL E GESTÃO DA INFORMAÇÃO.