Não compare o seu Filho Atípico
É muito comum uma mãe atípica ouvir certas coisas que, aparentemente, não tem maldade alguma. Eu mesma, tenho ouvido um bocado.
Mas, a verdade é que essas palavras ou frases são cruéis sim, e vocês( nós) precisam rever, com carinho e imenso respeito, essas falas.
A começar que Se somos únicos e ninguém é igual a ninguém ( neste referido contexto), muito menos um atípico será igual a outro atípico.
Por mais que o Transtorno seja o mesmo, as características e até as comorbidades variam muito.
Logo, não dá pra afirmar que todo autista é igual.
Que todo touréttico é igual.
"Ela é autista e faz faculdade, namora, passeia.
Ele é touréttico e tem vida social ativa, trabalha, dirige."
É cruel quando usamos tais palavras comparando a Condição de alguém... Há várias características num sindrômico e cada pessoa vai "responder" a elas, de uma forma.
Nem todo touréttico vai falar palavrão ou gritar o tempo todo. Assim como nem todo autista vai ter aversão ao abraço ( toque) ou não olhar nos olhos...
Esses são os exemplos mais comuns que estou usando para que você compreenda claramente o que estou dizendo.
Comparar um atípico com o outro, principalmente de forma negativa, traz um peso ainda maior de responsabilidade para ele ou para a mãe, que na maioria das vezes já carrega uma sobrecarga de medos, responsabilidade, solidão e CULPA.
NÃO somos vítimas e nem Coitadinhos, mas, não dá pra comparar a NOSSA realidade com a dos outros. Pois, há superações sim, há progressos, mesmos que quase imperceptíveis, há conquistas.... Mas, só Deus e essas famílias atípicas, sabem o que já enfrentaram, as noites sem dormir, os choros contidos, as esperas no consultório médico, a vergonha e a dor de um diagnóstico, o preconceito e humilhação , até chegarem onde hoje estão.
É assim a Nossa Estrada atípica, assim como é também a sua estrada Típica.
Não dá pra invalidar as Dores e Batalhas de ninguém, muito menos Compará-las (de forma negativa).