VIVEMOS UMA ENCRUZILHADA NO PLANETA 2

Explicada na primeira parte a minha localização geográfica e as razões de minha estada na Estação Luiz Gama no município de Ribas do Pardo-MS.

Eu escrevia um texto fictício, entitulado Virada do Século, mas é óbvio, que não conseguimos ficar totalmente na ficção...

Eu relatava perspectivas da humanidades em três rumos políticos e Ideológicos e seus desdobramentos na vida real, o Primeiro era a tendência de extrema direita numa versão científica do NAZI-FASCISMO no terceiro milênio e , como daria as relações da sociedade, exploração do trabalho e dominação política.

A segunda tendência seria uma sociedade no rumo do que se denomina esquerda nos meios políticos e Ideológicos, que seria uma sociedade socialista e como se dariam as relações sociais e como poderia ser o controle político nessa visão de mundo na prática.

A terceira tendência na minha modesta visão e texto fictício seria uma posição intermediária e de acordo global visando a melhoria das condições de vida de milhões de seres humanos empobrecidos e até excluídos de uma vida digna atualmente. A meu ver seria a sociedade humanista e mais equilibrada onde haveriam acordos internacionais sobre meio ambiente , produção e distribuição de alimentos no planeta, saúde das populações, Transportes, integração científica , redução gradual de armas nucleares e convencionais e redução da concentração de riquezas e poder na mão de minorias.

Por tudo que se vê nessa explanação , dá para compreender porque chamo de FICÇÃO.

Mas, apesar do tempo, eu escrevia isso em 1988 nas horas de folga entre uma poesia e outra , entre um 🚆 trem e outro. Muito do que imaginei vem, de certa forma ocorrendo no oriente e ocidente, nas Americas e , em outros continentes. A crise nos EUA, a tragédia do final do governo Trump nós EUA, caso CAPITÓLIO envolvendo a extrema direita e grupos supremacistas brancos e até grupos Nazistas, a polarização na França e Europa,. A guerra da Ucrânia com a Rússia, A China tornando-se uma Super potencia e até às eleições na América do Sul e tentativas de Golpes de Extrema Direita no Brasil.

Ou seja , no aspecto de mudanças e até retrocessos político e avanço de grupos radicais , mostram que minha ficção não era tão ficção assim e, volto a debruçar sobre livros e notícias atuais, na tentativa de recriar meus textos e anotações perdidas no século passado.

Enquanto isso, prossigo nas poesias livres e pequenos ensaios para este site Recanto das Letras, que já faz parte do meu cotidiano, da minha vida.

Manoel Vitorio
Enviado por Manoel Vitorio em 06/11/2022
Código do texto: T7644235
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.