A Verdadeira autora de "Quase Ou Presque".
Por: Valeria Lamego
Para quem esteve no Laboratório do Escritor do Veríssimo - e foram quase 500 pessoas - ficou uma grande curiosidade: afinal, como deve ser a tal crônica Quase, atribuída a ele durante muitos anos na internet.
A autora foi descoberta em 2005, trata-se de Sarah Westphal Batista da Silva, uma estudante de medicina de Florianópolis. O texto foi de tal maneira difundido pela rede que uma editora francesa o incluiu numa antologia de crônicas brasileiras.
Veríssimo não perdeu o humor, muito pelo contrário, e o Quase, na verdade um poema em prosa, virou uma referência das peças que a busca pela internet pode pregar. Ei-lo:
******************************
Quase
Sarah Westphal Batista da Silva
“Ainda pior que a convicção do não é a incerteza do talvez, é a desilusão de um quase.
É o quase que me incomoda, que me entristece, que me mata trazendo tudo que poderia ter sido e não foi. Quem quase ganhou ainda joga, quem quase passou ainda estuda, quem quase morreu está vivo, quem quase amou não amou. Basta pensar nas oportunidades que escaparam pelos dedos, nas chances que se perdem por medo, nas idéias que nunca sairão do papel por essa maldita mania de viver no outono".