O traje do gaúcho para ser completo precisa do uso da bota, essencial para as lidas campeiras
“...E todos disseram que além do horizonte
há um mundo tranqüilo, que todos esperam
um dia encontrar.
e todos falaram, cantaram, gritaram
que além do horizonte existem as coisas
mais lindas do mundo, de um mundo tão lindo
formado de luz...” Luiz Menezes
A cultura gaúcha é riquíssima e o tradicionalismo gaúcho é o responsável por isso, é a nossa tradição que vem há séculos passada de pai para filhos, é um aprendizado diário, onde cultuamos a tradição desde a hora que levantamos até a hora de dormir, seja tomando um bom , chimarrão, usando a bombacha e a bota, lenço do gaúcho, comendo um arroz-de-carreteiro ou churrasco, pois o gaúcho tem muito orgulho da sua tradição e do pago onde nasceu.
O traje do gaúcho era versátil para não atrapalhar seu trabalho, antigamente só usava o chiripá primitivo, na cintura um cinto (guaiaca) para carregar os pertences. A camisa era de algodão branco ou riscado e não tinha botões, com gola e mangas longas, cadarços no pescoço e podia ser acompanhada de um casaco ou colete. Também usava pala de lã, chamado de bichará de origem indígena, neste período surgiu o poncho redondo de origem gauchesca para ser usado no frio do inverno no sul.
As botas eram as de garrão de potro, porém o potro mesmo só deu origem ao nome, pois eram feitas de couro de vacas, burros e éguas, e perdiam o pêlo com o uso, a parte traseira da perna do animal dava botas maiores, já as feitas com a parte dianteira do animal tinham a ponta e o calcanhar cortadas. As esporas usadas eram as chilenas (americanas) ou nazarenas (européias).
A bombacha passou a ser usada na Guerra do Paraguai (1865) e é de origem turca, são abotoadas no tornozelo e as botas mudaram pelo jeito tradicional até hoje, geralmente pretas e marrons, e as botas de sapataria começam a fazer parte do dia a dia do gaúcho, principalmente nos campos, estâncias e na lida campeira.
As botas sempre fizeram parte dos usos e costumes dos gaúchos aqui no Rio Grande do Sul, herdadas de outros povos em função da sua funcionalidade.
Temos três tipos de botas:
- Bota garrão de potro
- Bota rusilhona
- Bota forte