Pedro Alexandre – o marcante assalto bancário de 2001
Na principal praça de Pedro Alexandre – BA, está presente no segmento de Bancos e Caixas Eletrônicos a empresa Bradesco Ag. Pedro Alexandre, que foi fundada em 30 de julho de 2001. Antes do Bradesco, funcionava a famosa Agência do Banco do Estado da Bahia (Baneb) que tornou-se notória na história do município por conta do acidente aéreo na Serra de Itabaiana em 1981– colisão do avião que transportava engenheiros que vistoriavam obras na região e seguiam para Aracaju.
As atividades deste segmento bancário Bradesco constam da data de 17 de setembro de 2001– vinte anos depois do acidente aéreo envolvendo os funcionários do segmento do Baneb e dois meses antes do que seja, talvez, o mais notável evento envolvendo essa jovem agência. Até o presente momento, o banco já está há duas décadas aberto no município e, nestes anos de atividade, houveram múltiplas tentativas de assalto. Contudo, a primeira tentativa se notabilizou em função das sequelas físicas e psicológicas deixadas na população de Pedro Alexandre.
Em 26 de dezembro de 2001, clientes da agência foram rendidos dentro do prédio bancário enquanto aguardavam seu atendimento. Clientes e funcionários ficaram sob a mira de homens armados por horas. Infelizmente, um dos clientes em pânico – o político e agricultor conhecido como Zé de Ermínio – esboçou uma reação inesperada: as poucas informações sobre o caso são as de que, em pânico, o mesmo tenha tentado retirar a carteira do bolso para entregar aos assaltantes e a reação foi confundida como uma tentativa de sacar uma arma. Em reflexo, um dos assaltantes acertou um tiro no abdômen de Zé de Ermínio que não resistiu e morreu pouco tempo depois. Ainda durante o assalto, dois funcionários da agência recém aberta ficaram feridos. A ocorrência causou terror em parte da população que trancou as portas imediatamente.
Em síntese, dos vários acontecimentos que marcaram a história do município baiano de Pedro Alexandre, este está enraizado na memória daqueles que vivenciaram aquela manhã de terror e nas sequelas físicas e psicológicas que ficaram nas pessoas envolvidas diretamente ou indiretamente (amigos e familiares).