O QUE FOI?
Francisco de Paula Melo Aguiar
A História contada em versos e prosas, segundo o imaginário popular do ouvi dizer por muitos do apogeu e do declínio, uma verdadeira saga que envolve o local nos versos do poeta Augusto dos Anjos, natural do Engenho Pau D'Arco, cujo nome foi sucedido por Engenho Bonfim, denominação dada por Gentil Lins e por Usina Santa Helena (em homenagem a Helena Pessoa de Melo) mãe do agroindustrial Renato Ribeiro Coutinho, "in memoriam".
E por fim, assim como a parábola bíblica, ainda que por analogia, todo reino dividido é destruído, com a ausência física do idealizador e fundador, o que era um "Império" agroindustrial, teve como sucessor o MST - Movimento dos Sem Terra, ideia universalista de que a terra é de Deus e sua propriedade é de ninguém. Agora o mundo do "Pé de Tamarindo" é escrito pelos empreendimentos dos novos tempos, tendo como base a economia doméstica e/ou da policultura, tão peculiar para sobrevivência e hegemonia da manutenção de quem planta e tira da terra o que quer tirar e ou colher, segundo à força física e mental em forma de trabalho do empreendedorismo da economia familiar, originado pela desapropriação de suas terras pelo INCRA - Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária.
Enquanto a história resta a registrar que no local dorme em sua capela secular os restos mortais do ilustre Renato Ribeiro Coutinho, que um dia escreveu com honradez e trabalho seu nome no cenário nacional, como agroindustrial e deputado federal, o que o tempo não apaga, mesmo que o desenho do tempo e do espaço que envolve o ser humano seja outro, onde a fotografia de ontem é a prova nua e crua, documento incontestável pelo que foi e pelo que é a extinta Usina Santa Helena.
..............................
REFERÊNCIAS
AGUIAR, Francisco de Paula Melo. De São Gonçalo à Patrocínio. Recanto das Letras, 2019. Disponível in.:< https://www.recantodasletras.com.br/e-livros/6710130 > . Acesso em 28/ago/2022.
___________________________. João Ursulo, Homem de Visão. Recanto das Letras, 2018. Disponível in.:< https://www.recantodasletras.com.br/e-livros/6419710 >. Acesso em 28/ago/2022.