O PRIMEIRO ANIVERSÁRIO DO ESPAÇO SOL NASCENTE

     Ainda vai fazer um ano que eu encontrei, por um desses acasos da vida, o Valmir Michelon na rua Sete de Setembro, chegando ao seu estabelecimento. Enquanto a Rejane Pinheiro ia ao banco, eu fiquei ali, observando o local. Encetamos conversa meio que por acaso, tateando nas palavras, pois era muita informação para tão pouco tempo. Fiquei sabendo que havia uns meses que ele havia aberto o local, que a proposta era um centro de referência para a cultura de Guaíba, com atividades de fotografia, música, literatura, cinema, bate-papo entre amigos, venda de artesanato e itens da agricultura familiar, bem como para preservação de itens antigos, como cartões-postais, filmadoras, cartazes, revistas, entre outros.

     Viramos “habitués” desse espaço maravilhoso. Lugar para se fazer amigos, beber uma cerveja artesanal bem gelada ou um vinho colonial, ouvir música da melhor qualidade e se embrenhar nas especificidades culturais desta cidade tão tradicional do RS. Virei colunista do jornal Nova Folha e até já ministrei uma aula de dicas de português, que deverá ser repetida em breve. Pude, inclusive, recitar alguns dos meus poemas no palco do Sol Nascente, algo que, para quem é da escrita, é um ato de denodo. 

     Eu bem sei que Guaíba, como todas as cidades gaúchas, têm seus problemas socioeconômicos, mas essa consciência não é óbice para ver com olhos livres e aproveitar bons momentos com aqueles confrades com quem fiz amizades. Resta esperar que o Sol Nascente tenha vida longa nessa terra banhada pelo Rio Guaíba e que está ali, onipresente, embalando a história de uma comunidade que vive sob a dureza do cotidiano e a esperança de cambiar de vida. O primeiro aniversário é uma conquista num país em que os pequenos negócios, por mais grandiosos que sejam, são acossados pela realidade de um mercado adverso. Parabéns ao Michelon e a todos que fazem do Sol Nascente um lugar diferenciado para um convívio fraterno e edificante. A cultura muda as pessoas e as pessoas mudam seu entorno.

 

Jornal Nova Folha, Guaíba-RS, 19.8.2022.

 

Para ler o PDF da versão impressa, clique abaixo:

https://rl.art.br/arquivos/7585505.pdf

Landro Oviedo
Enviado por Landro Oviedo em 19/08/2022
Reeditado em 26/08/2022
Código do texto: T7585510
Classificação de conteúdo: seguro