As artes são a minha vocação, mas não tenho formação escolar e/ou académica. E agora?

Alguma vez sentiste que gostas de alguma coisa, mas que ou não te dão o apoio necessário ou não tens “paciência” para o conseguir alcançar? Quero que saibas que isso é completamente normal e justificável.

Dando o meu testemunho, eu nunca soube o que queria ou gostava de fazer para o meu futuro. Aos meus 17/18 anos de idade, sempre senti que gostava de algum trabalho relacionado com as artes (não as performativas ou relacionadas com a música), mas sim, trabalhos manuais, atividades lúdicas e pedagógicas. Infelizmente não pude ter uma formação formal e académica nessas áreas.

No entanto, nada impede que não se arranje alternativas!

Gostas de desenhar, mas não sabes os básicos e/ou não compreendes os softwares mais usados? Pesquisa na Internet e procura por tutoriais (exemplo Autodesk Sketchbook).

Gostas de pintar em acrílico ou óleo sobre tela, mas não sabes como? Pesquisa na Internet e procura por tutoriais ou compra livros.

Gostas de costura, mas não sabes costurar? Pesquisa na Internet e procura por tutoriais.

Por outras palavras, ter uma formação dá-te mais facilidades. Mas não significa nada.

Pode-se conseguir o que quer, sem passar por tantas dificuldades. Por exemplo:

“Gosto de pintar e desenhar. Pesquisei e procurei tutoriais e agora uso uma aplicação de desenho mais acessível e com quase os mesmos resultados que os profissionais.”

“Gosto de criar atividades lúdicas, educativas e pedagógicas. Pesquisei e procurei tutoriais e agora uso alternativas de edição, onde crio atividades tão boas e bem trabalhadas quanto os profissionais (exemplo Canva).”

E tudo isto, sem gastar dinheiro caso não queiras.

Mas acima ainda disto tudo, é preciso muita FORÇA DE VONTADE e PRESERVERANÇA, pois sem elas, podes ter todas as ferramentas necessárias à disposição, mas de nada te irão de servir.

Em suma, é preciso saber procurar, a quem pedir ajuda e tudo surge no momento certo, à hora certa.