Embaúba: Um Ser Sagrado
Por Nemilson Vieira de Morais (*)
O homem precisa estar mais sintonizado à Natureza.
Desde menino tenho uma admiração especial pela EMBAÚBA... por sua abundância onde nasci, e a relação saudável com ela, logo no início da vida.
Há mais de meio século, ao utilizar-se da sua água (como remédio natural), a mãe pedia a nós, filhos que a coletasse a ela; assim o fazíamos.
Em pesquisas, fiquei imprescionado com tantas propriedades terapêuticas (comprovadas) dessa planta. Utilizada há séculos pela medicina popular.
Há um farto material sobre essa "farmácia social" disponível na Internet, textos, vídeos; leia, veja, ouça.
Existem mais de 40 variedades de embaúbas, pelo Brasil: prateada, vermelha... A branca têm o nome científico de Cecropia Pachystachya.
Embaúba em tupi é: AMBAYBA, que quer dizer árvore oca. Popularmente chamada por vários nomes, a depender da região: árvore-da-preguiça, pau-de-lixa... no Estado do Amazonas por "morada-das-formigas".
... Vivem na sua madeira cheia de gomos (com espaços, ocados), formigas do gênero ASTECA, e outros, em associação com a embaúba. Numa relação ecológica conhecida por "mimercofilia", onde a planta dá o abrigo, o alimento e recebe deste (s) hospedes uma proteção qualquer.
Nascidas naturalmente ou plantadas pelo homem, a margens de rios, servem como barreiras ao assoreamento, às erosões... É indicada na recomposição vegetal de áreas antropizadas.
Evite subir numa embaúba: seus galhos são frágeis; pode não suportar o seu peso e acontecer um acidente.
Estima-se que, num quilo de frutos (em alguns lugares conhecidos por banana-de-macaco) tenha um milhão de sementes. Por esta razão e pela convergência de aves, animais mamíferos a ela, tornou-se a árvore em que há maior número de dispessores de sementes.
... "Serve como RESTAURANTE dos pássaros, seus frutos, bem maduros, são docinhos, gostosos. É fonte de alimentos para vários tipos de peixes, e principalmente do bicho-preguiça. As folhas são usadas como xarope (espectorante gripal)" — T. Paraná
É uma planta originária da América do Sul, cresce de 8 a12 metros de altura.
As suas folhas se parecem com as do mamoeiro, porém com ásperas texturas; de coloração verde por cima e esbranquiçada na parte posterior.
As embaúbas "Crescem rápido em terrenos pobres; principalmente em áreas que foram degradadas. Estão entre as principais que vão se desenvolver nesses lugares; também crescem fácil em beira de rios e clareiras no meio da mata". — Tico Paraná "
Ao ler um relato de um escritor sobre uma floresta onde há uma população dessas plantas, veja o que a jornalista diz:
... "Vida e morte que ele se refere têm tudo a ver com a embaúba, árvore IMPORTANTÍSSIMA para o renascimento e à regeneração de qualquer mata. Porque é uma árvore pioneira (primeira a aparecer quando outra cai, e deixa uma clareira).
É alta, de rápido crescimento, gosta muito de sol e cria em baixo de si um ambiente propício, de sombra e "material orgânico " para o surgimento de muitas outras árvores.
... Muita gente acha ser uma árvore de menor importância, mas, é justamente o contrário: além de servir como árvore de reflorestamento, é alimento e casa de muitos animais". — Regina Casé
"Há 45 anos a minha mãe usava o chá das folhas da embaúba para cura da anemia". — Caboclo manauara
É um anti inflamatório e diurético, combate a pressão alta. Quando o coração perde o tonos muscular o diagnóstico pode ser de uma cardiomegalia e o chá da embaúba como cardiotônico, ativa a função renal, faz com que o coração funcione melhor.
São tantos os benefícios desse elemento arbóreo à Natureza, ao homem, que não dá para pontuar aqui.
Certo é que, essa " planta é maravilhosa, generosa demais".
*Nemilson Vieira De Morais,
Gestor Ambiental/Acadêmico Literário.
(09:07:22)
— Vídio "Ervas e Plantas Medicinais",
— Vídio "Tico Paraná, Aventura e Cia".
— Canal Bio Flora...