MENSAGENS SUBLIMINARES: PUSERAM DROGA EM SEU COQUETEL SEM QUE VOCÊ PERCEBESSE

Mensagem subliminar é toda mensagem exibida de forma implícita e com fim persuasivo. As técnicas são empregadas em propagandas, quer sejam políticas, comerciais ou institucionais, entre outros. Seu principal objetivo é estimular o indivíduo de modo a não ser percebida conscientemente por ele. Daí a palavra "subliminar" que, segundo o dicionário que a Priberam dispõe em seu site, é:

"do Lat. sub, sob + limine, limiar adj. 2 gén., inferior ao limiar; que não ultrapassa o limiar da consciência; Psic., diz-se dos estímulos de fraca intensidade que, quando repetidos, actuam no indivíduo ao nível do subconsciente, podendo interferir na sua conduta sem que ele se aperceba; subliminal."

É conveniente ressaltar que mensagens subliminares não devem ser percebidas pelo consciente. Assim, estas evitam as resistências das pessoas. É como se, secretamente, alguém dopasse um indivíduo, misturando intorpecentes à sua bebida ou comida, por exemplo. Condizente a esse parágrafo, Adorno preleciona que:

"Com efeito, a mensagem oculta pode sem mais importante do que a que se vê, já que aquela escapará ao controle da consciência, não será impedida pelas resistências psicológicas aos consumos e penetrará provavelmente no cérebro dos espectadores."

Porém, por que meio se dá o processo de inserção das mensagens subliminares no cérebro dos espectadores? Isso Adorno não explanou.

Segundo as Técnicas de Inserção de Mensagem Subliminar (TIMS), as "MS's" (mensagens subliminares) podem chegar ao público através de imagens projetadas em movimento (tela de cinema, retroprojetor etc), através de transmissão de imagens por monitores (de computadores e TV), por meio de imagem estática, plana, bidimensional (fotografia, desenhos em papéis etc) e através de áudio (músicas, discursos etc.).

O "Caso Pic-Nic" é um exemplo pertinente. Mário Calazans narra que, segundo registros, a primeira utilização de uma mensagem subliminar para fins publicitários foi em 1959 durante a exibição do filme "Pic-Nic", nos EUA. O executor da experiência, o sr. Jim Viccary, (que, a propósito, era publicitário), sobrepôs na tela (usando um taquicoscópio) imagens com palavras em tom imperativo cuja ordem era "Drink Coke" ("Beba Coca"). As projeções realizadas pelo taquicoscópio sobre a tela não eram visíveis ao olho humano, já que foram lançadas intertemitemente num tempo de três milésimos de segundo. Viccary, portanto, não queria que os espectadores percebessem os letreiros e sua linguagem conativa. Melhor explicando, a intenção de Viccary era que aquela propaganda fosse absorvida inconscientemente pelas pessoas. Conta tais registros que durante o intervalo do filme as vendas do refrigerante Coca-Cola aumentaram cerca de 60%. Enfim, a experiência de Jim Viccary obtivera bom êxito.

Certamente Viccary sabia que a mensagem subliminar poderia ser implantada em vários meios, sonoros ou visuais, explorando a periferia dos sentidos de seus receptores, através da qual as informações subliminares são colhidas pelo subconsciente. Jim se valeu disso.

Adentrando ainda mais no campo fisiológico, segundo Key, a visão periférica (que é a causa de vermos as coisas mesmo sem focalizarmos o olhar sobre elas) é possível graças à retina periférica, que envolve a visão fóvica, (ou mácula). A mácula corresponde a 5% da retina e é responsável pela visão focal-consciente. As mensagens ocultas entram então em forma de contrabando, já que a visão periférica humana colhe essas informações de modo involuntário, sem percepção lúcida, refletindo futuramente nos sonhos (me refiro à natureza onírica) e nos impulsos desconhecidos e desejos súbitos, como beber um refrigerante de determinada marca.

Assim como existe a visão periférica, existe também a audição periférica que absorve informações do que se ouve num pano de fundo. Como exemplo, imaginemos que um locutor leia alguma mensagem tendo como pano de fundo uma música. Se o ouvinte se concentrar em ouvir a leitura do locutor, logo a música de fundo passa a ter um caráter subliminar, já que a pessoa não a ouve conscientemente. A canção é posta assim para provocar sensações, invadindo, em forma de contrabando, o âmago do ouvinte. O mesmo princípio se aplica na visão.

Na psicologia da Gestalt, visão ou audição periférica é reconhecida como "fundo".

Calazans (1999, pág. 56) conclui que:

"Tudo que é percebido pelo consciente-foco-fóvea-cones-figura... é o subliminar-subconsciente-bastonete (periferia dos sentidos)-fundo!"

Para Freud, que dividiu os estados da consciência em consciente, subconsciente (ou pré-consciente) e inconsciente, o subconsciente é:

"O conjunto dos processos psíquicos que escapam à consciência mas que se encontram latentes num indivíduo, influenciam o seu comportamento, podem intervir como elementos num processo mental ativo e que, eventualmente, podem aflorar o domínio da consciência."

Esse é o destino da mensagem subliminar, cuja consequência de um estímulo pode, subitamente, emergir no consciente.

Sabendo disso, pode-se concluir que mensagem subliminar é covardia, pois priva os receptores (sem a permissão destes) de um julgamento íntimo sobre determinado produto, político ou instituição "clandestinizados" numa mensagem. Além disso a utilização de mensagens subliminares é considerada crime no Brasil conforme artigo 36 do Código de Defesa do Consumidor.

Por outro lado, o Dr. Rodrigo Nogueira defende o uso de mensagens subliminares para fins benéficos quando explica que:

"A mensagem subliminar pode ser de grande valia em muitas situações de aprendizado , terapia e de muitos outros modos de grande valia.

Por isso a grande importância da mensagem subliminar bem utilizada,

onde estas podem ser utilizadas , para aprendizado, terapia entre inúmeros outros objetivos salutares:

Subliminares didáticos e terapêuticos para curar fobias e traumas psíquicos. Na atualidade se produzem fitas cassete com mensagens subliminares para casos de alívio de estresse, autoconfiança, parar de fumar, emagrecimento, etc. Tais cassetes já foram investigados em universidades e sempre produziram resultados favoráveis para seus usuários."

Porém as MS's são muito famosas pelo mal que fazem. Talvez pelo fato de serem mais famosos os casos negativos do que os casos em que seu uso serviu para interesses positivos. E é o mal uso dessas técnicas que deve ser perseguido, repelido e condenado pelo sistema judiciário brasileiro. Para isso deve-se formar comissões responsáveis pelo monitoramento rígido e contínuo de peças publicitárias onde, em geral, estão as mensagens ocultas e, claro, punir os seus idealizadores e cúmplices.

REFERÊNCIAS

Dr. Rodrigo Nogueira Disponível em: http://www.mensagemsubliminar.com.br/conteudo.php?id=LTUwNTUuMDU=. Acessado em: 22/08/2007.

Autor desconhecido. A Psicanálise. Mateial Didático da Disciplina de Psicologia. Linhares, Esp. Santo: Faculdade de Ciências Aplicadas "Sagrado Coração" - UNILINHARES, 2007.

WOLF, Mário. As Teorias dos Mass Media. Mateial Didático da Disciplina de Teoria da comunicação II. Linhares, Esp. Santo: Faculdade de Ciências Aplicadas "Sagrado Coração" - UNILINHARES, 2007.

PRIBERAM. Disponível em: http://www.priberam.pt/dlpo/definir_resultados.aspx. Acessado em: 22/08/2007.

CALAZANS, Flávio Mário de Alcântara. Propaganda Subliminar Multimídia 4a. ed. São Paulo, SUMMUS Editorial, 1999.