O Amor Sublime de Bannister em Caminho da Memoria

Vou falar do amor sublime visto por mim nesse filme maravilhoso. E fazer a minha reflexão sobre ele e por todos os outros sentimentos presente nesse filme. O filme fala sobre memorias, lembranças, passado e por isso mesmo o amor. Mas também sobre o presente e o futuro.

Na trama houve a subida do nível do mar e guerras, então o mundo é um cenário meio pôs apocalíptico, mas as coisas ainda funcionam, mesmo a água tomando boa parte de certos lugares. E nesse cenário a uma tecnologia que permite as pessoas a reviverem suas memorias, suas lembranças passadas. Como rever um ente querido, um animal de estimação ou um amor. Alguma coisa importante pra você. E é justamente isso que o filme fala sobre e sua lição passada de que tudo aquilo que é verdadeiro é eterno. E por isso levamos conosco como o amor verdadeiro, isso é que nós diferencia dos animais, mas até os animais as vezes não esquecem o cheiro do dono ou do seu criador quando reencontram depois de anos ou de um longo tempo ou seja de alguma forma os bichos mantem ou acessa suas memorias mesmo que seja instintual é admirável.

Mas aquilo que não tem importância, não precisa ser mantido e muito menos guardado. Então você precisa se desapegar, pôs não tem importância pra você, pra quer manter ou guardar algo se isso não tem valor significativo para você... Não faria sentido algum. Alguns mantem algo ou guarda justamente por apego e não por um sentimento verdadeiro. Como por amor ou por algum valor sentimental. Como guardar por toda vida a manta do filho quando era bebê. E vivem uma vida sem sentido igualmente aos que fogem, pôs não é certo fugir daquilo que é realmente importante pra cada um. Do seu verdadeiro destino ou caminho fazendo a melhor escolha possível.

Pessoas que evita reencontrar alguém para se acertar, como a Emily, que não vai atras de se acertar com a sua filha, ao mesmo tempo que fica dando lição para o Bannister, largar o passado e seguir em frente. Mas logo ela que continua ali ao lado do amigo trabalhando naquele projeto que permite as pessoas reviverem suas memorias, sem seguir a vida dela, arranjando um trabalho, se acertando com sua filha e com seu ex, ou seja, Emily fugia de tudo aquilo que um dia era importante pra ela, enquanto dava lição de moral ao amigo.

E nesse projeto que um dia o Bannister recebe a visita de uma cliente na qual ele se apaixona a sim que a ver entrando e ela se chama Mae. Ele chega acreditar durante a trama que era o destino, mas durante a história ele passa a se sentir traído ou melhor usado. Pôs ela simplesmente desaparece de sua vida e essa é a isca que faz ele mergulhar cada vez mais em busca de reviver memorias ao lado dela e de buscar resposta ou a verdade sobre o seu desaparecimento. Aí entra toda trama de um thriller policial com reviravolta, mistério e suspense.

O filme também remete ao mito de Orfeu e Eurídice no qual Orfeu vai até ao inferno para trazer a sua amada de volta a vida, pôs ela era importante pra ele. Bannister na busca por resposta e pela verdade remete Orfeu descendo até o inferno de Hades por causa de Eurídice. A sim como a Emily decidi fazer a escolha certa e ir atras do quer ela tanto fugia e que era importante para ela um dia. Bannister descobre a verdade sobre Mae e o que aconteceu com ela. E se despede da amiga e decidir então viver a memória ao lado de sua amada até o fim da sua vida mesmo sem ser real pôs era a única forma de tê-la de volta. E ela era a coisa mais importante de sua vida e tudo que ele mais amou em sua vida.