Caráter e concepções filosóficas são coisas distintas
Fico impressionado em ver comentários confusos nas redes sociais e até em matérias e pensamentos expressos públicamente.
Algumas pessoas acabam confundindo , caráter individual, pensamento com ideologias, pensamento ou doutrina religiosa ...
O nosso caráter é algo bem pessoal e diz respeito só a pessoa, o que ela é de fato nesse aspecto ou jeito de ser.
Conheci pessoas que não acreditam em Deus, não tem religião ou simplesmente não querem expor sua visão a esse respeito, no entanto são Pessoas normais e até boas e generosas e, também já conheci pessoas que se auto-entitulam religiosas, capazes de cometerem até violência e mesmo desejar a desgraça de outras por raiva ou ódio.
Também já vi pessoas confundirem caráter e atitudes com posições políticas ou ideológicas, o que considero um absurdo, cada ser humano tem seu perfil próprio, independente , daquilo que acredita ou diz acreditar.
Eu tenho Muitos defeitos humanos, mas tenho uma visão específica sobre a morte e a dor alheia, acredito que jamais devemos tripudiar ou fazer piada ou gracejo quando um ser humano ou vivo morre.
As vezes, fico chocado nas redes Sociais ao ver emojis de risinhos sobre notícia ou informação de morte ou acidente grave de alguém. Prefiro pensar que foi uma falha de postagem, o dedo bateu em tecla errada ou o próprio face ou outra rede social está com defeito ou falha.
Aprendi na infância que sobre a morte de uma pessoa devemos reservar o respeito, o luto, o lamento em caso de parente ou pessoa amada e, mesmo se for um inimigo de guerra reserva-se no mínimo o silêncio respeitoso, pois é a vida física de um ser igual ou semelhante a nós humanos que findou. Eu acho que isso faz parte do nosso caráter e o mínimo de respeito que devemos ter.
Aprendi que nossa personalidade e atitudes humanas, dependem de nossa índole própria e educação familiar e formal, jamais de outras concepções ou tradições culturais, religiosas ou ideologicas.
Por mais engraçados que sejamos há um momento propício só ao respeito, ao silêncio e a dignidade humana. É minha concepção simples sobre a dor e as perdas humanas graves.