A RESPONSABILIDADE É SÓ DA TECNOLOGIA?
A RESPONSABILIDADE É SÓ DA TECNOLOGIA?
Sei que não posso generalizar, mas falo aqui pelas escolas pelas quais já passei e que uma das quais ainda ensino (muito pretensioso da minha parte). Refiro-me as escolas públicas. Sou professor concursado há vinte e dois anos. Minhas disciplinas, sociologia e filosofia. Infelizmente e principalmente para os professores área de ciências humanas é por demais difícil trabalhar com alunos nesses tempos de tecnologia, de celulares, sem sombra de dúvidas é uma uma relação conflituosa.
Além disso temos outros agravantes muito mais danosos como o analfabetismo propriamente dito e o analfabetismo funcional. Sem levar em conta o analfabetismo político.
Situações que levaram a esse contexto caótico do ensino público.
Faço aqui algumas observações. A falta de comprometimento de muitos professores, das direções. Por exemplo:muitas escolas não cumprem ao longo do ano os cinquenta minutos estabelecidos pela Secretária de Educação. Em determinados momentos os diretores determinam que aquele dia ou durante a semana os horários vão durar quarenta ou trinta minutos.
Das escolas que lecionei a violência já fazia e faz parte do cotidiano das mesmas. E qual seria atitude mais sensata? Vamos parar tudo que estamos trabalhando. Vamos convidar palestrantes que fale da importância da harmonia, da Boa convivência. Passar videos, filmes que trate de valores como amizade, respeito, gentileza. Após a exibição das palestras, dos vídeos, filmes haveria debates com alunos, professores, direção e funcionários.
No caso de escolas menores dividiria a quantidade de alunos para não ter muita aglomeração. E nos dias seguintes revezariam os alunos. Não seria um evento para um dia ou dois, levaria uma semana, duas.
Diante do exposto anteriormente muitos alunos ficam alheios a tomada de decisão da direção, não percebem a falta de empenho de determinados professores.
Ainda seguindo essa linha de pensamento, diciona-se os de modismos das pedagogiaas "inovadoras" que refletiram anos mais tarde no ensino atual em que nos encontramos.
Se fala tanto em democracia e é o que menos se presencia nos núcleos escolares. Não se debate os problemas nacionais, menos ainda as questões internas.
Ora, o que presencio e outros professores observam são alunos que não sabem lê e interpretarem o enunciado de uma prova.
Isso deve-se também a cultura das provas objetivas com dez questões para marcar no gabarito ou uma cruz na prova. Em menos de dois minutos os alunos terminam a prova sem prestarem atenção no que marcaram.
Atribui-se esta frase a Einstein: Que a tecnologia ia criar uma geração de idiotas ". Perante do que foi exposto essa geração de estudantes sem o mínimo preparo para leitura e principalmente para interpretarem um mínimo de texto como vão tomar decisões para tentarem mudarem suas realidades? A culpa cabe tão somente a tecnologia?