JOGADA POLÍTICA
Francisco de Paula Melo Aguiar
Em Santa Rita tudo ou quase tudo é procrastinação ou jogada política.
A Fábrica de Cimento da Ilha de Tiriri - A PRIMEIRA FÁBRICA DE CIMENTO DA AMÉRICA LATINA, em Santa Rita/PB, inaugurada e falida em 1892 funcionou apenas três meses depois de sua inauguração. Gerou confusão que foi parar nos Tribunais entre a Portland e o Governo do Estado da Paraíba, a história da fábrica de cimento e o termo Tiriri é citado: 31 vezes por AGUIAR, Francisco de Paula Melo. Santa Rita, Sua História, Sua Gente. 2ª ed. São Paulo: Clube de Autores Publicações S/A, 2016, 638p. Disponível in.: <https://rl.art.br/arquivos/6404665.pdf > .
Foi assim com o fechamento da Fábrica Tibiry, a área perdida do Aeroporto Castro Pinto, as estradas paralelas as BRs 230 e 101 no Planalto, Várzea Nova e Castanheiro. Além do Castanheiro e o Planalto ficaram sem os viadutos necessários naqueles bairros progressistas. Restou apenas a passagem forçada (viaduto pobre) por debaixo da BR 230 para Tibiri II, Aguiarlandia, Marcos Moura e outros loteamentos, porque aquilo não é viaduto do tamanho do valor da cidade de Santa Rita e sua população. O asfalto da transcarapeba que liga Santa Rita as BRs por trás da CINCERA, acabou-se, o gato comeu e ninguém viu aquela saída obrigatória para Lucena, Livramento, Natal, João Pessoa, Recife, etc.
Só Deus na causa, porque de jogada em jogada só quem perde é a cidade e o povo santa-ritense.
A Geni de hoje é a CAGEPA e a de amanhã será sua sucessora (ANE), se arranjar suporte jurídico no STJ/STF, e suporte financeiro para vender os serviços de água e esgotamento sanitário pelo preço que entender vender para dar lucro, se não fechará a porta. Quem é o conselho gestor da nova Geni? Quem é o representante da população santa-ritense consumidora e como ele foi escolhido para compor o conselho gestor da nova Geni (ANE) vendedora de água e esgotamento sanitário?
A Geni de ontem (Cagepa)e a geni de hoje(ANE), ambas querer apenas explorar, tirar lucros como comerciantes que são do povo consumidor para puder entregar água e esgoto sanitário nas casas de quem puder pagar a taxa cobrada. O resto é conversa fiada, jogada política de véspera de eleição. Portanto, favor inexistente, acorda povo santa-ritense.
Quem vai dar água e esgotamento sanitário ao povo santa-ritense?