Sobre sistema tradicional de ensino e sistematização do abuso

Breve relato das minhas experiências com abusos na escola e que, com certeza, refletem o estado geral do sistema de ensino:

Terror psicológico

Eu fui um garoto muito tímido e gago. Mas, mesmo isso sendo evidente durante todos os meus anos de estudante, eu era obrigado a apresentar trabalhos na frente da turma. Pois eu posso concluir que essa é uma evidência de que minhas necessidades psicológicas e emotivas foram sistematicamente negligenciadas pela escola;

"Bullying" ou "perseguição irracional sistemática"

Me parece que a maioria das escolas não estão realmente preparadas para lidar com bullying, diga-se, uma situação infeliz e tão comum nesse ambiente. Pois as poucas escolas em que estudei também não estavam, se tratavam os perseguidores com condescendência e quase que chegavam a culpar as vítimas por serem perseguidas. É áté por isso que eu não sou totalmente contra a ideia de ''homeschooling'' ou "estudar em casa", consciente dos riscos que isso acarreta, mas também da existência de pais ponderados e de crianças ou adolescentes que, definitivamente, não conseguem se adaptar a qualquer ambiente escolar também por serem identificadas como alvos preferenciais de perseguição sistemática por aqueles que mais a praticam.

Abuso intelectual

Especialmente a partir da quinta série, eu comecei a apresentar muita dificuldade em matemática e geometria. Então, quando fui para o ensino médio, física, química e biologia também entraram na minha lista de matérias nas quais não conseguia acompanhar o desempenho médio da classe. Em nenhum momento, a escola buscou entender minhas forças, fraquezas e idiossincrasias, porque eu era forçado a ir além dos meus limites e culpabilizado se não conseguisse superar a mim mesmo ou corresponder com as suas expectativas irrealistas, com direito à notas vermelhas, recuperação no final do ano e até ameaça de repetência. Isso é claramente uma forma de abuso: forçar indivíduos a tentarem superar suas próprias limitações, a irem mais do que podem alcançar....

Não culpo a maioria dos meus professores, pois sei que eram bem intencionados e que apenas seguiam as regras, acreditando que era o melhor a se fazer. Mas essa normalização de abusos, baseada num igualitarismo tóxico de se pensar que somos todos igualmente capazes de fazer ou aprender tudo, precisa ser, primeiro, identificada como tal e, então, combatida. Só que, para isso, o velho sistema tradicional de ensino deve dar espaço a um modelo mais moderno, inteligente e empático, que foca no estudante, que se adapta a ele ao invés de lhe forçar a alcançar um modelo "ideal" de estudante.

Mais um Thiago
Enviado por Mais um Thiago em 22/04/2022
Reeditado em 22/04/2022
Código do texto: T7500375
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.