QUATRO GERAÇÕES DE - Empreendedores que trabalham unidos para transformar sonhos em realidade
A celebração de 70 anos de um negócio bem sucedido, que ajuda a realizar o sonho de vida de milhares de pessoas, só é possível porque por trás de cada conquista há uma família unida, com valores sólidos de trabalho e empreendedorismo, que são transmitidos de geração para geração.
O sonho que começou com Jalles Machado, que foi o primeiro de sua família a concluir um curso superior – de Engenharia Civil, com virou tradição -, e construiu uma carreira de sucesso tanto na vida profissional como na vida pública.
Como político, foi intendente de Buriti Alegre – uma espécie de prefeito da época -, e deputado federal por 5 mandatos (inclusive constituinte), sendo uma das vozes mais importantes da política goiana, com destaque nacional.
Como profissional, Jalles Machado projetou e construiu usinas hidrelétricas, estradas e pontes. Montou indústrias, dividiu e demarcou terras. Iniciou na região de Goianésia uma lavoura de café, que foi o pontapé inicial para todos os demais empreendimentos da família.
Seu filho, Otávio Lage, deu continuidade e elevou os negócios a outro patamar: plantou café, arroz, criou gado, implantou confinamento, montou indústria de álcool, inventou o sistema de cooperativa de crédito e liderou diversas ações de empreendedorismo. Mais que isso: foi uma escola para empresários.
Como homem público, foi prefeito de Goianésia e governador de Goiás, deixando um legado que ainda não foi superado.
A terceira geração, formada pelos filhos Jalles, Ricardo, Silvia e Otávio Filho trabalhou duro para que os negócios se desenvolvessem e alcançassem novos mercados.
Jalles, como o avô, foi deputado federal constituinte, além de deputado estadual, secretário de estado e prefeito de Goianésia por duas vezes.
Bem jovem, assumiu a direção dos Armazéns Gerais de Goianésia e nos anos 90 o comando da Planagri Sementes e Rações a presidência da Unimilho, formada por 28 empresas do setor de sementes.
Ricardo teve ampla participação e liderança nos negócios: sócio-diretor da Armazéns Gerais de Goianésia; conselheiro e presidente do Conselho de Administração da Jalles Machado; presidente da Fundação Jalles Machado; sócio-diretor da Planagri, Sementes e Rações; diretor-presidente da Jalles Machado; sócio-diretor da Vera Cruz Agropecuária (atual Grupo Otávio Lage), sócio-diretor da RVC; sócio-diretor da Palmeiras Empreendimentos Imobiliários e da OL Látex.
Silvinha sempre integrou o conselho de administração das empresas da família, ajudando na tomada de decisões e ajudando a planejar os rumos dos negócios.
Otavinho ajudou a implantar a Jalles Machado, da qual é o diretor-presidente e o que mais tempo permaneceu no cargo, se ausentando apenas nos oito anos que foi prefeito de Goianésia.
A quarta geração já exerce poder de liderança nas empresas do grupo: Rodrigo Penna e Henrique Penna, filhos de Ricardo, desempenham já há mais de uma década funções de comando nos negócios.
Rodrigo é diretor financeiro da Jalles Machado, diretor-presidente do Grupo Otávio Lage e do Sicoob Coopercred, além de ter liderado o início das operações do Palmeiras Empreendimentos Imobiliários. Henrique é diretor comercial da Jalles Machado, tendo posição de destaque no grupo.
Quatro gerações de empreendedores, um negócio que é aperfeiçoado de pai para filho e que só cresce e avança sobre novos mercados: assim é o Grupo Otávio Lage, que começou produzindo café no final da década de 40 do século passado e, 70 anos depois, faz dezenas de negócios e exporta qualidade para o mundo todo, sendo o ganha-pão de milhares de famílias e sendo o principal pilar de desenvolvimento de Goianésia, uma das melhores cidades de Goiás.