SUPRIMENTOS: DEPARTAMENTO DE QUALIDADE - Setor acompanha de perto cada etapa da compra de equipamentos para garantir mais qualidade e menos custo de produção
Com o objetivo de melhorar a performance em suprimentos reduzindo custos, espaço físico em estoque, número de compras e fazer o controle de qualidade dos materiais, a Jalles Machado criou o Suprimentos, que é o Departamento de Qualidade, responsável pelas compras de equipamentos tanto para a manutenção agrícola como para a indústria.
À frente desse setor está o contador Bruno Miranda, que junto à sua equipe, analisa com lupa cada opção de compra de peças e equipamentos, levando em conta não apenas o menor preço, mas principalmente o custo-benefício.
“Se não tiver uma peça de qualidade o equipamento não vai rodar, e não vai dar produtividade que a empresa almeja”, explica Bruno. “Nosso foco é na qualidade para que a manutenção seja reduzida. Máquina parada gera prejuízo, por isso procuramos melhorar a nossa qualidade, indo conhecer de perto os fornecedores e pesquisando exaustivamente no mercado as melhores opções”.
O trabalho é desenvolvido em várias etapas, desde um cadastro rigoroso, passando pela análise com apoio tecnológico dos materiais até a fase final que é apoiar o desenvolvimento dos fornecedores, verificando como são fabricadas as peças, que tecnologia é aplicada, além da capacidade de produção e condições de fábrica e estoque.
Todo esse cuidado tem gerado ganhos de produtividade tanto no campo como na indústria, já que suprimentos melhores garantem mais vida útil às colhedeiras, aos tratores, caminhões e o resto do maquinário. Com toda a engrenagem funcionando com o mínimo de interrupções, a produção aumenta e o trabalho de todos pode ser exercido em sua plenitude.