SEGURANÇA DOS ALIMENTOS: UMA NORMA QUE É SEGUIDA À RISCA PELA JALLES MACHADO

Exportando para quase todos os estados brasileiros e vinte países no mundo, a Jalles Machado e a Unidade Otávio Lage (UOL) seguem uma cartilha rígida quando o assunto é a segurança de alimentos. Tudo que pode impactar na qualidade final é inspecionado: desde a higiene dos colaboradores, passando pelas ferramentas utilizadas e a manipulação dos produtos.

Todo esse cuidado é reconhecido pelos órgãos internacionais, o que tem rendido às duas empresas as mais altas certificações no setor sucroenergético. Certificações como a FSSC 22000 é a garantia que os consumidores têm que estão adquirindo produtos de altíssima qualidade, sem contaminação e fabricados dentro de normas de segurança e respeito às legislações.

Para alcançar a excelência em todas essas etapas, a Jalles Machado e a UOL implantaram o Diálogo de Segurança de Alimentos, o DAS, que é responsável por olhar de perto cada aspecto da produção, monitorar os PCC´s (Ponto Crítico de Controle), com o objetivo de reduzir os limites aceitáveis ou eliminar os perigos para a saúde e a perda da qualidade dos produtos.

Os filtros são bem rígidos. Nos ambientes onde são manipulados os produtos os colaboradores são obrigados a manter barba feita, unhas cortadas, uniforme limpo, EPIs e botas limpos, não usar adornos, maquiagem, piercing, entre outros itens.

São vários os benefícios alcançados com o sucesso do DAS: otimização do controle de processos, redução de custos por meio da eficiência, ganho de novos mercados, maior transparência, promoção da humanização, com isso aumentando e melhorando a proteção da marca de fornecimento.

De acordo com o coordenador de Segurança de Alimentos, Carlos Donizete da Silva Júnior, as boas práticas, de uma maneira bem resumida, indicam como a empresa deve ser e como as pessoas devem se portar para produzir os alimentos.

“As boas práticas indicam ainda que o local onde vai ser produzido esse alimento precisa estar com higienização, ventilação e todos os mínimos detalhes obedecendo aos critérios mais rígidos. Tudo isso para que os produtos cheguem ao consumidor com o máximo de qualidade, sem qualquer contaminação”, explica.

Anderson Alcântara
Enviado por Anderson Alcântara em 10/03/2022
Código do texto: T7469487
Classificação de conteúdo: seguro