A EQUIPE QUE FAZ OS PRODUTOS SAÍREM DA JALLES MACHADO PARA GANHAR O MUNDO
O açúcar cristal, o etanol e o açúcar orgânico, entre outras dezenas de itens produzidos pelo Grupo Jalles Machado, abastecem quase todos os estados brasileiros e chegam a vinte países em quatro continentes.
Para que o resultado do trabalho de mais de 3.700 pessoas chegue até todos esses locais é preciso que um departamento composto de dez colaboradores faça a sua parte. Estamos falando da Logística, que há dez meses foi desvinculada do Departamento Comercial.
A independência melhorou a produtividade dos dois setores. O Comercial passou a focar exclusivamente na estratégia de vendas e a Logística teve mais liberdade para criar mecanismos de fazer a produção chegar mais rápido e com menor custo aos distribuidores.
O Departamento de Logística funciona num contêiner, na entrada da Jalles Machado. Sob o comando da equipe está a gestora Anny Paiva. Ela conta que seu pessoal está dividido em três grupos: carteira, check list e exportação.
Etapas como recebimento e processamento de pedidos, montagem de carga, negociação de frete e entrega ao cliente, desde a saída do caminhão até o embarque no navio, tudo está sob a responsabilidade do Departamento de Logística.
INOVAÇÕES
Com a independência do departamento algumas estratégias foram colocadas em prática, gerando ótimos resultados para a empresa. “O primeiro ganho é o conhecimento dos números de logística, gerando eficiência e produtividade”, explica Anny. Esse diagnóstico é processado por um software específico, que abastece a diretoria com informações sobre o escoamento da produção e auxilia os mais de 2 mil clientes da Jalles Machado, que agora acessam o sistema e agendam seu carregamento, eliminando tempo de espera”, ressalta a gestora.
Na prática, as mudanças resultaram em custos menores de transporte, tempos menores de filas dos caminhoneiros, gerando economia para a empresa e melhorando o nível de satisfação dos transportadores.