SE EU QUISER FALAR COM DEUS – NA VERSÃO MODERNA E NA VERSÃO ANTIGA DE ERASMO DE ROTERDÃ

 

Erasmo de Roterdã se formou em Teologia, mas defendia uma educação longe da Igreja e, é dele esta frase: “Toda educação saudável é uma educação longe do controle religioso”. Ele era o intelectual mais respeitado e prestigiado de seu tempo. Fizemos uma abordagem sucinta em um artigo anterior que, falamos sobre a obra prima de Erasmo de Roterdã, o “Elogio da Loucura”. Trata-se de um ensaio satírico em que ele criticava a Igreja.

Novos tempos ou símbolo de uma nova era? Naquela época os papas insuflavam guerras e acumulavam fortunas. Alguém já escreveu que quando as ruas estão manchadas de sangue é a hora de se ganhar dinheiro. Erasmo vivenciou um Clero cheio de ostentação, hipocrisia e muita arrogância. Ele defendia a prática de crenças religiosas sinceras, em contato direto com Deus, sem missas, padres ou confessionários. Também, sempre fui adepto dessa prática, onde falar com Deus diretamente, sem intermediários faz mais sentido. Além de prudente, tem uma conotação direta no apelo ao Divino. Na Bíblia sagrada Jesus ensina que as pessoas não devem fazer como os fariseus da época, que além de usarem de orações longas, faziam-nas em lugares públicos para se mostrarem aos fiéis. Assim, em louvor e adoração a Deus, Jesus nos ensinou o Pai Nosso.

Gilberto Gil, em sua belíssima canção “SE EU QUISER FALAR COM DEUS” traduziu em versos, de certa forma, tudo aquilo que o grande filósofo Erasmo de Roterdã pregava: SE EU QUISER FALAR COM DEUS / TENHO QUE FICAR A SÓS / TENHO QUE APAGAR A LUZ / TENHO QUE CALAR A VOZ / TENHO QUE ENCONTRAR A PAZ / TENHO QUE FOLGAR OS NÓS / DOS SAPATOS, DA GRAVATA / DOS DESEJOS, DOS RECEIOS / TENHO QUE ESQUECER A DATA /  TENHO QUE PERDER A CONTA / TENHO QUE TER MÃOS VAZIAS / TER  A ALMA E O CORPO NU / ............ SE EU QUISER FALAR COM DEUS..........