ONOMÁSTICA - O NOME NOSSO

Escolher nome para os filhos é grande responsabilidade dos pais.

Às vezes, ainda no ventre e na condição de mais perto dos corações maternos, é dado o nome, que o acompanhará por toda sua vida, a não ser que, quando adulto, opte por alterá-lo.

Mas, porque é grande essa responsabilidade de escolher nomes?

A Linguística é a ciência que estuda a linguagem humana. Sua preocupação é com a faculdade humana de produzir signos orais e escritos de comunicação.

Dentre as divisões da Lingüística encontra-se a Lexicologia, que é voltada para o estudo do conjunto das palavras de um idioma.

Dentro da Lexicologia encontramos o ramo da Onomástica, que é o estudo e explicação dos nomes próprios de todos os gêneros, das suas origens e dos processos de denominação.

Por sua vez, a Onomástica divide-se, entre outros, na Antroponímia e Toponímia. Esta última voltada para o nome de lugares.

Antroponímia é o estudo dos nomes próprios de pessoas, ou apelidos de família, das suas origens e de sue processos de denominação.

Pois bem, esse ramo da Linguística afirma, que os nomes carregam um significado. Cada vez que ouvimos nosso nome, vibra seu significado.

Acrescente-se a isso o que nos diz a Numerologia, que é o estudo das influências e qualidades místicas dos números.

Segundo a Numerologia, cada número ou valor numérico, assim como as cores e os sons, corresponde a determinada vibração, que inclinaria, assim como os signos de nascimento, a aspectos de personalidade e, até mesmo a outros aspectos da vida dos indivíduos, como: as aptidões profissionais, o relacionamento com amigos e a vida financeira .

As letras mantêm correlação com os números e a cada nome corresponderia um número. Essa correlação é sistematizada em tabelas de conversão, onde cada letra de nosso alfabeto corresponde a um número.

O número a cada nome seria calculado somando-se os valores correspondentes a cada letra do nome e fazendo a redução. Uma das tabelas utilizadas é a pitagórica. Ilustrando para o nome José:

J - 1; O – 6; S – 1; E – 5. Somando tem-se 13; fazendo a redução 1+3=4.

O nome José seria influenciado pelas vibrações do número quatro, conforme sua redução pela tabela de conversão pitagórica.

Além de tudo isso, nas mais diversas escrituras sagradas o som aparece como causa primordial: “e o Verbo se fez carne”.

Nosso nome seria o primeiro som, que com sua vibração, a cada vez pronunciado, forjariam, ou revelariam nossa identidade.

Assim, ao escolherem nomes para os filhos, os pais serão inspirados para dar conta dessa grande responsabilidade.

Certamente, essa inspiração será acompanhada de um instante mágico, que os auxiliará a perceber qual a vibração, em forma de nome, deverá fazer-se tendências de personalidade construtora de um mundo melhor, mais alegre e feliz.

FONTES

Livro

Vivendo melhor através da Numerologia de: Aparecida Liberato;

Beto Junqueira; e Irene Bryg

Sites:

benzen.uol.com.br;

portalangels.com; e

wikipédia.org.

J Coelho
Enviado por J Coelho em 24/02/2022
Reeditado em 24/02/2022
Código do texto: T7459414
Classificação de conteúdo: seguro