O BANHO NOSSO DE CADA DIA!

É mister que todos enquanto habitantes da terra, tenhamos consciência de que a água, apesar de perfazer três quartos do planeta, tem sua potabilidade limitada, E NÃO É UM RECURSO INESGOTÁVEL.

Recentemente, numa decisão muito sábia do nosso condomínio, mas não diria unânime, optamos pelo registro individual de consumo de água, cuja medida é feita pela impecável TELEMETRIA.

E parece-me que tramita um projeto de lei para se tornar obrigatória tal medida.

Gostaria de deixar registrado que fiquei IMPRESSIONADA com a água que pagávamos e não consumíamos, pois confesso que sempre fui de cronometrar banho de adolescentes...as "rainhas do lar", pois num simples banhinho de meia hora computa-se água e gás natural, dois recursos que andam meio inviáveis de se pagar...enquanto os tivermos.

Bom, resumo da ópera:No segundo mês de telemetria individual, o condomínio economizou quase tres piscinas cheias ...de água!

Imaginem os mananciais!

Fiz as contas, e economizei cem reais por mês em relação à agua que pagava para os vizinhos gastarem.E não mudei os meus hábitos, porque sempre economizei!

São hum mil e duzentos reais por ano de economia.

A se calcular que paguei a água do vizinho já por seis anos, perdi sete mil e duzentos reais, que poderiam estar, por exemplo, investidos em estudos, viagens, etc...menos no desperdício.

Interessante, que todos os "gastões" achavam estar com vazamentos.

Constatamos que o vazamento estava apenas nos horários dos chuveiros, e nos bolsos dos pais dos adolescentes!

Agora, todos se policiam.Houve casos em que a conta da telemetria equiparou-se com a metade do valor do condomínio, o que é desesperador para quem paga.

Agora, se transferirmos a problemática para o ecossistema, a natureza agradece à nova tomada de posição.

Acho salutar que a lei seja aprovada, para a conscientização e colaboração de todos.

Quem desperdiçar, que pague pelo SEU desperdício.É no mínimo justo.

E olha, observo que continuamos todos bem limpinhos...e vivos!

Ninguém morreu por abdicar de meia hora de banho ...ou por optar apenas por um enxágue na máquina de lavar roupas...

A modernidade pede por novas e inteligentes atitudes.