Estados Unidos divulgam o mapa do Marrocos com o Saara marroquino
A revista do Departamento de Estado dos Estados Unidos tem publicado um novo mapa do mundo, incluindo regiões de competência pelos escritórios pertencentes ao ministério, ligados a Geografia e Assuntos Globais (GGI), e Serviço de Inteligência e Inquéritos.
Esta revista do Departamento de Estado dos EUA apresentou um mapa do Reino em sua integralidade, incluindo o Saara marroquino, objeto da posição americana em harmonia com a opção de integridade territorial nacional.
O mapa "Foreign Service Jobs" reflete a visão oficial do Departamento de Estado dos EUA, bem como do resto do mundo sobre a estrutura organizacional dos escritórios regionais.
Tal mapa publicado representa o mapa do mundo, o mais propagado pelo governo federal dos Estados Unidos, sendo que cada escritório de departamento tem pelo menos um pendurado nas paredes em várias condições desatualizadas e desbotadas.
O Departamento de Estado dos EUA considera o mapa algo mais do que um instantâneo da presença mundial, para com os antecessores, e a história das relações diplomáticas dos EUA, desenroladas num cenário geopolítico dinâmico ao longo dos séculos.
O mapa tem sido atualizado a cada período, com base na coordenação do Escritório de Inteligência e Inquéritos, além das informações coordenadas por meio dos escritórios regionais, e do Escritório de Organizações Internacionais e Assuntos Consulares. Um dos papéis mais importantes dos cartógrafos da GGI é de trabalhar para com os funcionários da Administração Postal, em termos da localidade, das condições deinstalações, bem como dos termos de referência do escritório, e dos diretórios doescritório.
A Exemplo da Global Publishing Solutions (GPS), do escritório de gerenciamento dos mapas internamente e externamente, o mapa de 2021substitui a versão de 2014, tem sido o primeiro redesenho significativo do mapa desde meados do século 20, para com as dasatualizações e alterações nas fronteiras internacionais (como Marrocos e Israel), além das mudanças de nome (Eswatini, Macedônia do Norte, Nur- Sultão, etc.),
Tal remoção, adição ou de emblemas lenvando em conta ( o caso da adição do novo Consulado dos EUA em Nuuk, e Groenlândia). O mapa "Foreign Service Jobs" não foi publicado no dossiê a não ser em volta de 1932, levando o primeiro de seu tipo criado pelos cartógrafos do "GGI" (antes e depois e agora), em referência ao escritório e o Mapa em 1921, parte da Divisão de Assuntos Políticos e Econômicos.
Uma vez o desenvolvimento da política externa dos EUA após a Segunda Guerra Mundial, o mapa foi mais uma vez alterado ou mudado. Devido ao grande parte da constituição das Nações Unidas e da descolonização da África, sendo mais de cinquenta países -quase metade do total de estados soberanos foram reconhecidos pelos Estados Unidos, naquela época – da independência seja entre 1943 e 1965.
No final do ano passado, especificamente em 22 de dezembro de 2021, celebra-se primeiro aniversário da assinatura da declaração conjunta tripartida entre o Reino de Marrocos, os Estados Unidos da América e Israel, coroando isso com a afirmação de Washington, o reconhecimento da soberania do Reino de Marrocos sobre todas as suas provínciasdo sul, levando a vistualizar um novo mapa do Marrocos com o Saara marroquino.
Lahcen ELMOUTAQI
Professor univeristário-Marrocos