Claude Monet (1840-1926)
Oscar-Claude Monet (Paris, 14 de novembro de 1840 — Giverny, 5 de dezembro de 1926) foi um pintor francês e, dos pintores impressionistas, o mais célebre.
Os pintores impressionistas procuravam reproduzir as sombras de modo luminoso e colorido. O ponto de partida era a composição de efeitos visuais para a fixação do instante, tal qual a impressão visual que causam aos nossos olhos.
Foi em 1873 que Claude Monet pintou 'Impressões, o nascer do sol'. A vista pintada era da janela de sua casa em Le Havre, no noroeste da Normandia, França.
Como todos sabem, a maioria dos autores não colocam título em suas obras; então, na primeira exposição dos pintores que eram rejeitados pela exposição oficial, na elaboração do catálogo para o evento alguém - Renoir, Degas... não sei bem - pediu a Monet que desse um título à sua obra. Ele despretenciosamente falou:
'Impressões'.
Disse o pintor: "A paisagem não é outra coisa que uma impressão instantânea, e daí veio o título, de uma impressão que tive em Le Havre, vista da minha Janela com o sol na neblina e poucas silhuetas de botes que se destacavam no funso. Emtão, me perguntaram por um título para o catálogo, e não podia ser 'Uma vista de Le Havre', disse: ponham 'Impressão' - daí surge o termo impressionismo.
Obs.: Há outra versão para o surgimento do termo Impressionismo: "O termo impressionismo surgiu devido a um dos primeiros quadros de Monet, "Impressão, nascer do sol", de uma crítica feita ao quadro pelo pintor e escritor Louis Leroy: "Impressão, nascer do Sol” – eu bem o sabia! Pensava eu, justamente, se estou impressionado é porque há lá uma impressão. E que liberdade, que suavidade de pincel! Um papel de parede é mais elaborado que esta cena marinha".
MONET, Claude. Giverny Home. 2 de dezembro de 2009. https://giverny.org/monet/welcome.htm. Acesso em: 30 dez. 2021.