O Escriba sentado - Museu do Louvre
Em 19 de novembro de 1850 foi encontrado pelo arqueólogo francês Auguste Mariette, em Sacará, em um túmulo ao longo do corredor das esfinges em Serapeum, o Escriba Sentado - um escriba representado durante seu trabalho. Sua origem é de 2600 - 2350 a.C. A estátua foi adquirida pelo Louvre em 1854 . Está localizado no primeiro andar do museu, na Sala 635, vitrine 10; faz parte da coleção do Departamento de Antiguidades Egípcias do Louvre.
O escriba sentado é uma das obras-primas da arte do Império Egípcio Antigo. Resume toda a maravilha desta arte e os símbolos da importância do escriba. É uma estátua frontal - característica comum das estátuas egípcias -, de calcário pintado. Vestida um saiote branco esticado até os joelhos e está segurando um papiro enrolado pela metade . Sua posição - sentado de pernas cruzadas em uma base pintada de preto -, representa o próprio ato de escrever.
Seu rosto tem um aspecto bastante marcante; é afiado, seu nariz e sua boca estão bem alinhados e uma marca de tinta marca as sobrancelhas. Mãos, dedos e unhas da escultura são delicadamente modelados. As mãos estão na posição de escrever; os dedos são sutilmente individualizados, demostrando, assim, o quanto eram essenciais para o trabalho da escrita. Seu olhos são modelados em detalhes utilizando-se de pedaços de magnesita branca, com veios vermelhos, que foram cuidadosamente incrustados com pedaços de cristal de rocha truncado polido. (https://historiacomgosto.blogspot.com/2016/06/o-escriba-sentado-museu-do-louvre.html. Acesso em 28 nov. 2021)
"Seu corpo, especialmente o torso, é marcado por uma certa força, com protuberâncias na barriga e quadris, no entanto, as mãos são muito finas, todos os dedos são sutilmente individualizados, mostrando o quanto eles eram importantes para escrever." (O escriba..., p. 1, 2013). Apesar da atitude geral ainda ser um pouco rígida, o realismo da figura, com a qualidade da modelagem do rosto, mãos e tronco, a aparência brilhante do personagem e a bela policromia, totalmente intacta, fazem deste escriba um trabalho fundamental da arte egípcia. (https://www.tourblink.com/louvre/monument/escribasentado/pt/?source=website. Acesso em 28 nov. 2011)
Os escribas eram algumas das poucas pessoas que sabiam ler e escrever, e eram muito considerados e bem pagos. O trabalho deles era registrar por escrito tudo que fosse considerado importante preservar. Desse modo, o escriba atuava em diversas áreas diferentes - (1) podia ter a função de contabilista, mantendo registros de compras e vendas para comerciantes, construtoras ou serviços administrativos; (2) poderia servir como historiador, escrevendo relatos dos momentos mais importantes de sua época ou de feitos dos reis; (3) poderiam ser responsáveis por organizar o pessoal para atividades como mineração, comércio e guerra; (4) alguns, ainda, foram empregados para elaborar projetos, como a construção de pirâmides e ajudaram na comunicação entre os governantes e o povo egípcio (https://pt.wikipedia.org/wiki/O_Escriba_Sentado. Acesso em: 28 nov. 2021).
Elisio, Paulo. História com gosto. 2016. https://historiacomgosto.blogspot.com/2016/06/o-escriba-sentado-museu-do-louvre.html. Acesso em 28 nov. 2021.
https://pt.wikipedia.org/wiki/O_Escriba_Sentado. Acesso em: 28 nov. 2021.
O Escriba sentado. 2013. https://stringfixer.com/pt/The_Seated_Scribe. Acesso em: 28 nov. 2021.