Primeiros projetos do Louvre

A ideia de tornar o palácio do Louvre em um local para 'guardar' as obras de artes que pertenciam à Coroa surgiu durante o reinado de Luis XIV.

Luis XIV decide morar em Versalhes em 1681; no palácio ficam 400 pinturas - no salão Dôme e na galeria de Apollon; e os Antiques ficaram dispostas na sala Caryatides. Tudo continuava sendo propriedade do rei, mas artistas e amantes de obras de arte podiam visitar o local se quisessem e pedisse para admirar as obras.

Étienne La Font de Sain-Ýennes, em 1747, solicita, com a publicação de 'Reflexões sobre algumas causas do estado atual da pintura na França com o exame das principais obras expostas no Louvre, neste mês de agosto de 1746', a criação de um museu acessível a todos que quisessem conhecer as obras de arte lá expostas. Ele não havia conseguido ver as pinturas da coleção do rei, quando demonstrou interesse em 1746.

Muita água correu no leito do Sena....

Somente em 27 de julho de 1793 é criada a lei para abertura do Museu. Ele foi inaugurado em 8 de novembro de 1793 e recebeu o nome de "Muséum central des arts de la République". Em sua inauguração ele é composto apenas pela 'Grande galerie' ao longo do rio Sena; nela estão expostas as coleções do rei e obras apreendidas de emigrantes ou em igrejas.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Museu_do_Louvre. Acesso em: 14 nov. 2021.

Rosangela Calza
Enviado por Rosangela Calza em 14/11/2021
Código do texto: T7385206
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.