Aprenda a depender de você
Faça tudo o que puderes fazer por ti mesmo, a fim de quem não seja necessário mendigar à porta dos outros. Use toda a sua energia e empregue todo o seu potencial, e não se escore nos outros. Ninguém mais está disposto a ajudar ninguém. Vivemos em uma sociedade onde o orgulho venceu a solidariedade, e “pimenta nos olhos dos outros é refresco.”
Não sejas idiota de ficares à mercê da bondade das pessoas más. Não há uma pessoa no mundo que esteja disposta a tomar as tuas dores por um minuto sequer. Não há quem se habilite a carregar as nossas cargas. Não existe “boa ação” que não esteja impregnada de política e tendenciosidade, ou seja, ninguém te ajuda simplesmente por querer fazer o bem, tudo não passa de comércio.
Não há cumplicidade social baseada no amor, assim como Jesus ensinou que deve ser. Há, entretanto, uma disputa por sobrevivência, onde sorrimos uns para os outros até que nos deem as costas, para podermos “meter a faca.” Todos os relacionamentos, exceto aqueles que possuem vínculos afetivos naturais, (e muito pouco deles) são impregnados de hipocrisia. Esta é, sem dúvidas, a rainha que impera no coração humano.