Museu do Louvre II (Musée du Louvre)
O Museu do Louvre está situado no centro de Paris, entre o Rio Sena e a Rue de Rivoli, no 1º Arrondissement. É administrado pelo governo francês por meio da Réunion des Musées Nationaux. O
prédio tem 73.700 m² (o equivalente a mais de 8 Maracanãs). Possui 403 salas; 14 km de corredores; 10 mil degraus; 410 janelas.
O enorme edifício possui três fachadas laterais, as quais recebem os nomes de importantes funcionários estatais – Sully, ministro da fazenda de Henry IV; Richelieu, ministro de Luis XIII; e Denon, primeiro-ministro do Museu Central de Arte, durante o reinado de Napoleão I.
No seu pátio central, há uma pirâmide de vidro, que se justapõe à linha dos Champs-Élysées. Essa pirâmide, construída com duzentas toneladas de vidro e metal, é rodeada por três pirâmides menores. A estrutura, que foi construída inteiramente com segmentos de vidro, possui altura de 20,6 metros e a sua base quadrada tem 35 metros de lado. É formada por 603 peças de losangos e 70 segmentos triangulares de vidro.
A Pirâmide e o átrio subterrâneo, debaixo dela, foram criados com o objetivo de evitar uma série de problemas com a entrada principal (original) do Louvre - dificuldade com um número cada vez mais crescente de visitantes em uma base só diariamente. Os visitantes que entram pela pirâmide podem descer ao átrio espaçoso, e depois, voltar a subir para os principais edifícios do Louvre.
https://www.infoescola.com/historia/museu-do-louvre/. Acesso em: 3 nov. 2021.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Pir%C3%A2mide_do_Louvre. Acesso em: 3 nov. 2021