Peregrinos em Fátima
A pandemia fez-nos refletir sobre a fragilidade da vida humana. O vírus covid 19, parou o mundo e internalizou e internacionalizou o medo. Por outro lado, fortaleceu a fé. Fiéis acompanhando virtualmente as preces ou devidamente protegidos orando nos templos ou lugares santos.
O Santuário de Fátima em Portugal recebe inúmeros peregrinos de toda parte do país e do mundo. Em agosto de 2021 visitamos a exposição temporária do Santuário de Fátima: “Rostos de Fátima: fisionomias de uma paisagem espiritual”. O Santuário lotado de fiéis com seus rostos cobertos de máscaras, pessoas protegendo-se do inimigo invisível. Contrastando com a exposição que mostra os rostos descobertos de quem fez a história do Santuário. Começando pelos Três Videntes, que receberam a mensagem de Nossa Senhora do Rosário de Fátima. Mensagem que nunca exemplificou um mundo de facilidades, mas sim um mundo centrado na fé e na devoção. Além dos nomes que fizeram a história do Santuário também na galeria rostos de devotos peregrinos. Pessoas comuns, peregrinos que buscam encontrar a paz, receber bênçãos e através da fé concretizar, milagres na sua vida e no de seus familiares
Resgatamos na pandemia a interiorização; enquanto o mundo silenciava na dor acionamos os recursos internos e elevamos o pensamento para o Alto. Não podemos controlar o incontrolável, mas através das atitudes e da conexão com o Divino encontramos esperança e serenidade.
Quantas orações o mundo escutou a partir de 2020 sons ecoaram em todas as línguas em todos os credos clamando por misericórdia, clamando pela Vida.