RESPEITANDO AS DIFERENÇAS
Projeto Educação Infantil
(Sandra Ribeiro em Escola Infantil em Itu/ SP )
Tema abordado: Respeitando as diferenças. Prevenção ao Bulliyng
Participante: Sandra Ribeiro (Psicopedagoga, Psicanalista, Pedagoga)
Ferramenta: Contação de Histórias.
Objetivo: Conscientizar o aluno sobre as diferenças, praticar a aceitação, o respeito e prevenir o bulliyng.
Para evitar o bullying, é preciso que a escola valide os princípios de respeito desde cedo.É comum que as crianças menores briguem com o argumento de não gostar uma das outras, mas o educador precisa apontar que todos devem ser respeitados, independentemente de se dar bem ou não com uma pessoa, para que essa ideia não persista durante o desenvolvimento da criança. (Nova Escola)
Vale ressaltar que as vítimas de Bulliyng podem apresentar:
Participante: Sandra Ribeiro (Psicopedagoga, Psicanalista, Pedagoga)
Ferramenta: Contação de Histórias.
Objetivo: Conscientizar o aluno sobre as diferenças, praticar a aceitação, o respeito e prevenir o bulliyng.
Para evitar o bullying, é preciso que a escola valide os princípios de respeito desde cedo.É comum que as crianças menores briguem com o argumento de não gostar uma das outras, mas o educador precisa apontar que todos devem ser respeitados, independentemente de se dar bem ou não com uma pessoa, para que essa ideia não persista durante o desenvolvimento da criança. (Nova Escola)
Vale ressaltar que as vítimas de Bulliyng podem apresentar:
Baixo rendimento escolar
Ansiedade
Depressão
Isolamento
Rejeição à escola
Traumas profundos.
Desenvolvimento físico, emocional e cognitivo prejudicado.
Ansiedade
Depressão
Isolamento
Rejeição à escola
Traumas profundos.
Desenvolvimento físico, emocional e cognitivo prejudicado.
Desenvolvimento do Projeto:
Sandra Ribeiro visita escolas de Educação Infantil, tanto da Rede Pública quanto da Rede Privada, caraterizada de princesa para chamar a atenção dos alunos.
Ao envolvê-los com músicas e roda de conversa, Sandra Ribeiro conta histórias destacando a inclusão, o amor ao próximo, mostrando às crianças que o amiguinho pode ser diferente dele e compartilhar cada momento.
Conclusão:
A partir deste projeto os alunos desenvolvem a aceitação e o respeito às diferenças. Lembrando que os educadores devem dar sequência ao projeto desenvolvendo dinâmicas que favoreçam a integração e o compartilhamento mútuo.
Convite para ir às escolas: contato por email:
contatosandraribeirosp@gmail.com
contato@sandraribeiro.com.br