O PAPEL DA LOGÍSTICA EM TEMPOS DE PANDEMIA

Muito bem, antes de discutirmos o papel da logística e os seus impactos para as empresas no Brasil em um cenário de pandemia, precisamos definir o que é logística.

De acordo com o Concil of Supply Chain Management Professionals (CSCMP, 1995), logística é o “Processo de planejamento, implementação e controle eficiente e eficaz do fluxo e da armazenagem de mercadorias, serviços e informações relacionadas desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o objetivo de atender às necessidades do cliente”.

Mister também se faz esclarecer o conceito de "Cadeia de Suprimentos", visto que tal terminologia anda de mãos dadas com a logística, e, por vezes, causando bastantes confusões ao se tentar definir o que é uma ou outra.

Para Ballou (2007), cadeia de suprimentos é o conjunto de todos os processos de negócios e organizações, associados desde o fornecedor até o consumidor final referente a um bem de consumo ou serviço.

Feitos os devidos esclarecimentos, podemos agora compreender que através da logística, as empresas trasladam seus produtos, oriundos de processos produtivos próprios (relativos à especificidade do negócio), escoando-os, também, através de um determinado modal, previamente planejado, de acordo com a natureza da carga, que poderá ser rodoviário, ferroviário, etc. Até a sua distribuição ao consumidor final.

Obviamente, com a Pandemia de Covid-19, e a consequente alteração na rotina logística das empresas, com a redução de mão-de-obra, afetando tanto o negócio local quanto as importações e exportações, os galpões de armazenagem das empresas ficaram abarrotados com excessos de produtos.

Todavia, contornar ou se adaptar a este novo desafio, foi e é o que a logística vem fazendo, desde então. Atuando como um fator essencial, diante de situações de calamidade, evitando o colapso das atividades econômicas afetadas pela pandemia, frente a um cenário complexo, onde as soluções vão surgindo aos poucos sob a orientação das autoridades sanitárias e órgãos de infraestrutura do governo. Garantindo, dessa forma, a manutenção e o funcionando ininterrupto da cadeia de abastecimento.

A grande sacada, também, para um fator impulsionador e inovador da logística nestes tempos de crise, advém das empresas que já implementam a Omnicanalidade (integração dos canais de venda, online e off-line, onde o cliente desfruta da mesma experiência de compra, seja através do e-commerce, pessoalmente ou por telefone), cuja natureza do negócio favorece uma logística que utiliza tecnologia (logística 4.0) em seus processos de armazenamento, monitoramento, segurança e transporte, visando a otimização de suas rotinas e a obtenção de um resultado mais eficiente e eficaz, agregando valor para o cliente e o consumidor final.

Dito isto, podemos apregoar que o papel da logística é preponderante para as empresas no Brasil dentro deste cenário de crise. E reinvenção sua palavra-chave para a manutenção e sobrevivência dos negócios.

Categoria: negócios/logística/empreendimento.