Cuide e Viva
Todo santo (sagrado) dia, somos chamados a cuidar de nossa própria vida. Essa que nós enxergamos com nossos olhos limpos de qualquer coisa que tenham nos dito ou que conhecemos como ideia, apenas. Quantas ideias dessas, conseguimos enxergar concretamente, em nossa vida e com nossos próprios olhos? Pois é... quantas são as divergências ou diferenças entre aquilo que conhecemos, acreditamos e aquilo que realmente vivemos?
E arriscaria dizer que a todo momento podemos ouvir esse chamado. Chamado este que é para "o cuidar" - amor - ganhar de nós o nosso olhar inteiro, de corpo e alma com tudo que somos ou temos, até o momento. Independente se o que somos ou temos é o melhor ou não, apenas o que somos, até aqui.
E o quanto ouvimos deste chamado? O quanto evitamos dar o primeiro passo rumo a vida que nos chama? O quanto negamos e rejeitamos, mas já sabemos o que temos que encarar? Encarar a nós mesmos na vida, ver nossas potencialidades ali na prática, mas também vendo nossas limitações; o quanto sabemos da vida que se apresenta a nós e o quanto não sabemos. O quanto queremos saber, conhecer e o quanto não queremos. Enfim.
Dar o primeiro passo pode nos surpreender. A vida pode nos mostrar um olhar que até pensávamos ter ou queríamos ter, mas só na prática, na vivência ou experiência, é que concluímos se temos ou não. É só dançando junto com a vida para sairmos da teoria e nos juntarmos a ela em verdadeira comunhão.
Muitas vezes, em nós, ensaiamos dizendo, escrevendo e até acreditamos que vivemos certas coisas, mas na verdade... é só vivendo, é só encarando de frente a vida e à nós em nosso saber e não-saber. E o quão decepcionante é nos ver, não sabendo, que difícil encarar a nossa impotência diante da vida - nossos medos, inseguranças, nossas covardias. Mas, quão bom é nos ver realizando o que, só de pensar, não saberíamos que somos capazes - nossas forças, coragens, ousadias e competências.
A vida nos chama, momento a momento, para cuidarmos dela, para amarmos a nós nos apresentando a nós mesmos, em cada ação, em cada gesto nosso. Cuidemos de nós, sabendo de nós e de nossas vidas, vivendo!
E você, a vida está chamando?
Kátia de Souza - 06/09/2021
Imagem: arte de Humjung Kim