A maneira correta de ganhar dinheiro
Que tipo de trabalho você exerce? De onde vem a sua renda? Ela vem de uma ou várias fontes? Você pode ter uma ocupação que dê bastante dinheiro, mas se esse ganho depende de você trocar todo o seu tempo para consegui-lo pode-se afirmar que ele está fadado a ser limitado. Se você não puder escalar esse trabalho no sentido de te proporcionar dividendos sem a sua participação direta esta não é a atividade ideal para você. Expandir não significa apenas aumentar o número dos seus clientes, mas criar novas formas de fazer dinheiro, fazendo com que outras pessoas participem.
Um professor, por exemplo, por mais alunos que possua, terá uma renda limitada. Mas se ele ampliar no sentido de conseguir outros professores que deem as aulas para alunos que ele conseguir contratar, recebendo uma participação nas mensalidades de cada aluno, formará um negócio que lhe poderá render muito dinheiro. Isto é renda passiva. Imagina a proporção que uma renda advinda dessa forma de negócios poderá alcançar. Nesse caso não haverá limites para o crescimento. Mesmo que cresça ao ponto de não poder ser administrado por uma só pessoa, outras poderão ser contratadas e as responsabilidades serão divididas. Chegará a um ponto em que você não mais prestará serviços aos clientes, pois terá todo o tempo tomado na administração dos trabalhos dos outros profissionais e do dinheiro que estará entrando interruptamente. Deve-se deixar o dinheiro trabalhar para si ao invés de se matar correndo atrás dele. Isto é ser escravo do dinheiro. Trocar seu tempo por dinheiro jamais trará a liberdade financeira que você tanto almeja.
A verdadeira fonte de renda é a que denominamos ‘passiva’ porque é resultado de um trabalho que você já realizou e agora colhe os maravilhosos frutos. Exemplifiquemos com um escritor. Se ele tiver talento e seu livro se tornar um sucesso ou mesmo que isso não aconteça ele pode vender de maneira a lhe proporcionar lucro. Qualquer que seja a renda advinda, tratar-se-á de um dinheiro residual cujo esforço para amealhá-lo já foi executado. Tudo que o autor tem a fazer é continuar escrevendo, preferencialmente se for o que ele ama fazer e lançar novos trabalhos e divulgá-los. Se uma ou mais obras suas cair no gosto do público ele poderá adquirir a liberdade financeira para o resto de sua vida. Isto chama-se renda passiva, vinda de um trabalho escalável ou produção em massa.