Sobre conhecimento científico, raciocínio lógico-racional e pandemia

O pensamento lógico-racional, principal matéria-prima da ciência, também é praticado por nós todos a todo momento, se de maneira mais ou menos correta.

Por exemplo, quando ou se decidimos fazer uma caminhada em um lugar novo, precisamos agir com cuidado, ir explorando aos poucos, nos guiando com base naquilo que sabemos, sobre como se orientar adequadamente em lugares desconhecidos, evitando embrenhar demais lá dentro para não acabarmos perdidos.

Agora, um exemplo notório e atual sobre uma situação parecida, a pandemia de covid-19.

-- Período pré-pandemia: uma doença nova aparece em Wuhan, China. Logo nos primeiros meses de surto nessa cidade, alguns estudos/dados começam a ser divulgados...

Raciocínio ou pensamento lógico-racional:

Quando temos poucas informações sobre determinado assunto, é necessário agirmos com cautela, com base no conhecimento existente, e sempre buscando por fatos, sem cairmos na tentação de confundi-los com o que gostaríamos que fosse verdade.

No caso do aparecimento de uma doença nova, contagiosa e perigosa, especialmente para alguns grupos, buscar conter ou mesmo eliminar sua disseminação, incentivando o distanciamento social ou, de maneira mais contundente, defendendo pela imposição de quarentenas e, também, pelo fechamento das fronteiras internacionais do seu país.

Pensamento ilógico-irracional:

Mesmo com poucas informações, fazer deduções conclusivas com base no que acha ou no que gostaria que fosse verdade e se guiar por elas...

No caso do aparecimento de uma doença nova, contagiosa e perigosa, especialmente para alguns grupos, acreditar em boatos, informações precárias e/ou afirmações extraordinárias sobre ela e que condizem com aquilo que gostaria que fosse verdade, por exemplo, de que é apenas um tipo de gripe comum e, então, se posicionar contrariamente à imposição de medidas de contenção, permitindo que o vírus circule sem nenhum controle. Pois isso é o mesmo que desprezar o bom senso de ter cautela, cuidado ou precaução para lidar com uma situação nova e potencialmente arriscada. É o equivalente a ir se embrenhando em um lugar novo de caminhada, acreditando com convicção de que não há nenhum perigo, se é isso que gostaria que fosse verdade, mas sem saber, de fato.

Mais um Thiago
Enviado por Mais um Thiago em 14/06/2021
Reeditado em 22/12/2022
Código do texto: T7278855
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.