A Filosofia na Era Trágica dos Brasileiros
Com o intuito de que você chegue as suas próprias conclusões, não vou me atrever a dar qualquer resposta. Já fiz muito elaborando as perguntas. Me julgue pelas perguntas "ecce homo" e não pelas respostas que terá que dar.
Certo ou errado, não haverá outro juiz se não seus próprios valores. Neste tribunal nunca poderei tomar parte. Só me permita um postulado que confirme o sentido trágico da vida do brasileiro.
> Quais os profissionais, de nível superior, o povo mais admira e tem respeito? Inclusive com certa reverência. De quais classes sociais eles parecem se originar?
> Quais os profissionais, de nível superior, o povo tem por menor estima e desvaloriza, inclusive reclamando de suas demandas por salário e mais respeito pela sociedade?
> Quais profissionais se colocam diante dos demais como superiores ao povo, reivindicando títulos que não possuem para usar como pronome? Inclusive com posturas assoberbadas com os mais pobres e sempre se achando merecedores de ganhar a mais que outras categorias?
> Entre os profissionais da educação, quais aqueles cujas as aulas tem menor nível de aprendizagem, interação e é de custosa aprendizagem ( confirmado por estatísticas de desempenho escolar)? Dentre os profissionais da educação, por que ele é o mais reputado como inteligente e capaz pelo povo?
> Qual o profissional da educação que trabalha ora como professor, ora como coordenador ou supervisor, conhecido por acreditar que ninguém é burro, que todos são capazes de aprender e se desenvolver como pessoas e futuros profissionais? Dentre os profissionais da educação ele é que tem o melhor status e consideração?
> Que tipo de pessoa é tomada por inteligente e capaz? Aquela capaz de esclarecer e levar entendimento às pessoas ou aquele que usa palavras difíceis e ostenta uma postura de superioridade em relação àqueles com quem fala?
> As pessoas tem mais respeito por aquelas que se solidarizam com seus sofrimentos ou com aquelas que se mostram duras e capazes de fazer de tudo para que uma ordem seja cumprida?
> Quem eles tomam por liderança? Quem se coloca como superior a eles ou quem mostra empatia? Quem explica o porquê ou quem impõe sua visão como verdade? Razão ou soluções fáceis?
> Quem não sente vergonha de falar sem embasamento, contanto que fale como dono da verdade, não acaba ganhando eleição ou abrindo uma igreja? Quantos são e quem são?
> Há aqueles que não exigem lógica ou embasamento da parte de quem fala ou dá opinião sobre alguma coisa e o toma por inteligente e sábio. São os mesmos que não respeitam aqueles que zelam o tempo todo pelo que falam, ensinam e pesquisam? Quantos e quem são?
> Quem não se importa de fazer seus filhos correrem risco de morte por que não os aguenta em casa ou por que planeja para eles serem doutores neste Brasil?
> Quem toma professor por vagabundo e preguiçoso, mas exige deste profissional que seus filhos sejam "alguém" na vida?
> É possível confiar na "inteligência" de alguém que se intitula seguidor de Cristo, mas não ama seu próximo é individualista e indiferente ao sofrimento dos mais pobres? Quem são e quantos são?
> É possível confiar na "inteligência" de alguém não sendo rico e nem político poderoso mas que acredita que o problema do país é a democracia ou os Direitos Humanos? Quem são e quantos são?
> Por que em um país com uma das maiores concentrações de renda, desigualdades sociais e população de miseráveis, o trabalhador é levado a pensar que o problema da economia esta no valor de sua aposentadoria, nos direitos trabalhistas e gastos com programas sociais?
> Por que o brasileiro, que tem uma das polícias mais letais do mundo, acredita que dando mais "liberdade" para ação policial haverá diminuição do número de crimes violentos?
> Por que o brasileiro vota em pessoas que ele não ele veria em um ponto de ônibus, metrô ou mesmo bairro que ele?
> Ciência ou WhatsApp? Em quem você acredita?
> O presidente desde o começo da pandemia quis que o Brasil alcançasse a imunidade de rebanho como principal medida contra o covid-19. Candidatou milhões de brasileiros para concorrem ao sacrifício. Quantos se indignaram com isto? Quantos não lembram ou nem pensam nisto ao pegarem um transporte público lotado? Quantos pensam nisto ao se aglomerarem em festas clandestinas ou pressionaram por aberturas de templos e escolas em pleno pico da pandemia?
> Você acredita, com bases em suas respostas, que o Método Paulo Freire foi realmente empregado no Brasil?
> Você acredita realmente que se o Método Paulo Freire fosse efetivamente adotado pela educação brasileira as respostas que você deu às perguntas anteriores seriam as mesmas?
> “Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser opressor”. O que esta frase tem a ver com toda estas perguntas e possíveis respostas dadas a elas?
Reflitam sobre estas perguntas e entenderão o porquê do Brasil ser como é.
Postulados:
Nisso consiste seu sentido trágico e cíclico, independente de qual lado você esteja, defenda ou gostaria de estar:
* a miséria no Brasil é econômica, cultural e social, mas é antes de tudo trágica, pois ela alimenta a si mesma. Ao se perpetuar ela cresce e ao mesmo tempo gera seu contrário: a pobreza gera riqueza, a ignorância alimenta os espertos, a fraqueza alimenta os poderosos, a morte de uns alimenta a vida de outros, a subserviência alimenta a soberba, etc.