Condenação de Galileu
Quando Galilei Galileu descobriu que a Terra não era o centro do universo e sequer centro do sistema solar. Ele havia comprovado que a teoria de Nicolau Copérnico esclarecia de maneira muita mais lógica a posição do nosso planeta e que fazia muito mais sentido com as mudanças nas estações. Depois de muitas observações astronômicas e relatos de seus fatos Galileu com a ajuda do seu telescópio que também teria sido a sua invenção, constatou que outros astros também giravam em torno do Sol, dessa forma corroborando ainda mais com a ideia heliocêntrica de Copérnico. A sua descoberta assim como outras foram dignas de grandes revoluções na ciência algo que iria possibilitar uma maior atenção para entender o universo e o planeta em que vivemos.
No entanto em 22 de junho de 1633, Galileu com 70 anos fora acusado de heresia pela igreja católica, a sua condenação fora permanecer em prisão domiciliar, algo que aconteceu até a sua morte. A condenação dada ao cientista Galileu foi dada pois ia contra as ideias absurdas postas pela igreja católica para toda sociedade, pensar diferente com os ideais impostos daquela época era um crime gravíssimo, pois você não estava somente indo somente contra uma instituição formada por homens e mulheres, mas estava indo contra Deus. O misticismo e a crendice cega que a igreja propagou no período que possuía uma grande influência resultou no atraso de centenas de anos que a ciência poderia ter evoluído e dessa forma beneficiado a maior quantidade de pessoas. Enquanto no imaginário geral das pessoas acreditavam que o seu mundo permanecia merecidamente no centro do universo como dizia a igreja, pois como criaturas que fora feito da imagem e semelhança de Deus, não poderia ter uma posição mais privilegiada do que essa. Pessoas que ousavam pensar diferente eram violentamente caladas pela a mão de ferro da igreja. Acredito que para maioria para maioria da população é mais confortável acreditar que existe um ser lá em cima que cuida de nós e nos protege de todo mal, que sermos responsáveis por nossas ações, por nossos destinos e pelo nosso sucesso. A fé cega (aquela que absorve literalmente tudo que os clérigos dizem sem questionar uma frase) pode ser prejudicial a nós.
O espírito humano é livre das amarras dogmáticas que instituições religiosas querem impor, acredito eu, que o que deve ser referenciado entre nós é o conhecimento do mundo, da natureza e de nós mesmos. Esta virtude é quem deve ser buscada com todas nossas forças para que possamos distinguir o que é bom ou mau para nós e assim que possamos construir uma civilização única que não diferencie um ou outro pela pele, pela condição econômica ou pela religião que ele pratica, as virtudes humanas é quem deve ser buscada em nossas vidas.
Hoje o nome de Galileu é visto como admiração, pois foi alguém que constatou que fatos são muito mais precisos do que apenas crendices espalhadas pela igreja. Hoje a ideia de comprovada de Heliocentrismo que ele defendeu, derrubou o homem de um pedestal divino que eles achavam que ocupavam, porém abriu os horizontes para que tantos outros homens e mulheres utilizassem a ciência para nos mostrar o quanto o cosmo é maravilhoso. A igreja católica somente percebeu que a condenação de Galileu foi um engano em outubro de 1992. Porém as suas ideias não morreram com o mesmo, mas permaneceu para influenciar milhares de outros a buscarem sempre respostas nos fatos científicos.
Davi Freitas - 14/04/21