O doce de leite faz parte da agricultura familiar
Doce de leite Cremoso Conquista – Alegrete – RS
O doce de leite é um doce à base de leite e açúcar, muito tradicional em vários países da América Latina. As variações mais comuns do doce são a pastosa e a sólida. Conta uma versão argentina, que Juan Manuel de Rosas, um político argentino do século XIX, teria inventado o doce de leite. Ele estaria preparando um pouco de leite quente numa tarde de inverno, quando alguém bateu a sua porta. Ele esqueceu a panela no fogo, dando origem ao doce de leite.
Em agosto de 2014, a cidade de Ipanema em Minas Gerais, registrou o recorde de maior doce de leite do país, ao preparar a guloseima com 507,5 quilos. O fato foi registrado e certificado pelo Rank Brasil e o doce foi distribuído na edição da Festa do Queijo da cidade.
Entrevistamos os proprietários da queijaria Conquista, o casal Juarez Marchezan e Leila Guterres Marchezan, que também produzem o delicioso e apreciado Doce de Leite Conquista. Onde o doce leite, o queijo colonial e a produção de ovos caipira completam a renda da família. Este trabalho incansável faz parte da agricultura familiar, onde todos os dias estão presente nos lares dos brasileiros, sendo muito importante prestigiarmos esses produtos e também as frutas, os legumes e as verduras do nosso dia a dia.
Quantas pessoas trabalham na produção do doce de leite?
“...Eu, minha esposa e meu filho mais novo...”
Que raça são suas vacas leiteiras?
“...Jersey e holandesas...”
Quais os tipos de doce de leite que produzem na propriedade?
“...Fizemos o doce de leite cremoso Conquista e o doce de leite cremoso Conquista zero lactose. Em breve vamos experimentar o doce conquista zero açúcar por incentivo da nossa filha do meio Thielen Guterres Marchezan, que é nutricionista e motivadora da nossa produção...”
Pra quem vocês vendem o doce de leite?
“...Nosso doce tem certificação do SIM, então vendemos no município de Alegrete, mas principalmente na Cantina Italiana, Casa do Produtor do Durasnal e na Feira no Espaço do Feirante ao lado da UNIPAMPA...”
Por que resolveram produzir doce de leite?
“...Por incentivo dos amigos que gostam muito do doce e para diversificar a nossa produção, também temos a nossa queijaria...”
Como é o seu dia a dia em relação ao doce de leite?
“...Eu e a minha esposa dividimos as tarefas e nos revezamos, juntamente com Thiagner nosso caçula. Nossas atividades vão desde a agropecuária de corte a pecuária leiteira, avicultura e a industrialização de derivados do leite...”
Qual o tipo de açúcar usam na produção do doce?
“... Hoje açúcar cristal (colombo)...”
Como se faz um Doce e leite
“...É preciso leite de boa qualidade, açúcar, bicabornato para dar a cor e paciência porque é demorado...”
O doce de leite pode ser usado em várias receitas de doces, ele cai bem com panquecas, pizzas, crepes, churros, sorvetes, picolés, com queijo e muitas outras sobremesas.