A agricultura familiar foi uma grande saída para o agronegócio neste ano de pandemia
A agricultura ficou colocando comida na mesa de todos os brasileiros nesse ano atípico
A pandemia causou uma crise em todos os países do mundo, ninguém escapou do COVID-19, mas o agro foi um dos setores menos afetado pela pandemia. O nosso agronegócio está praticamente longe das aglomerações, tornando o agronegócio mais lucrativo, sendo que a agricultura familiar nos ajudou, sempre colocando alimentos fresquinhos nas nossas mesas.
Hoje estamos entrevistando um agricultor de Alegrete-RS,
Cléber Adair Severo Figueira.
Quais os produtos que você planta na sua propriedade rural?
“...Planto tomates, mandioca, tempero verde, pepino, melancia, melão, alface, espinafre, couve, mostarda, beterraba, abóbora cabotiá, temos também um pomar de bergamota ponkan...”
Que horas começa o seu trabalho?
“...Levanto geralmente às 5.30hs, começo o meu dia tomando meu chimarrão e lá por volta das 7hs começa a lida, dou uma pausa para o almoço, depois uma sesta gaúcha, recomeçamos o trabalho até de noite na plantação...”
Quando começou a ser um produtor rural?
“...Sou filho de agricultores, tentei a vida na cidade quando era mais jovem até os 20 anos de idade, tentando trabalhar em indústrias, mas o que queria mesmo era trabalhar no campo, afinal estava no sangue lidar com a terra, toda minha família é do campo, somos do agronegócio há gerações. Os meus avós maternos e paternos eram do campo...”
Onde vende os seus produtos?
“...Vendemos para escolas estaduais e municipais PNAE, quartéis e cozinha comunitária PAA. Temos uma feira de produtor em frente a nossa propriedade, onde a família atende e vende diariamente para nossos consumidores, onde vendemos produtos fresquinhos e colhidos na hora. Por causa da pandemia às escolas montam kit’s com produtos da agricultura familiar que são entregues nas casas dos alunos...”
O que você acha que precisa ser mudado em Alegrete em relação ao produtor rural?
“...É preciso que às políticas públicas sejam voltadas mais ao pequeno produtor, pois é das suas mãos que saem a maior parte dos alimentos consumidos pelos brasileiros...”
Quais os pontos positivos na sua profissão?
“...Um ponto positivo é que sinto liberdade em fazer o que eu gosto, amo o que eu faço...”
Quais os pontos negativos na sua profissão?
“...Exposição excessiva ao clima, faça chuva ou faça sol estamos produzindo. O agricultor está na peleia produzindo sempre...”
Quais os cuidados que precisamos ter com uma plantação de tomates?
“...Muito cuidado com as pragas e doenças fungicas...”
Nos conte como se plantam tomates?
“...Começa por uma boa genética das sementes, se prepara a muda nas bandejas, 30 dias depois fizemos o transplante da muda para o local definitivo, a estufa ou área coberta de sombrite, depois disso fazer o manejo até a colheita...”
Deixe uma mensagem para os seus consumidores?
“...Agradeço às pessoas que valorizam a agricultura familiar, comprando nossos produtos, divulgando as muitas famílias que fazem parte deste elo produtivo, fazendo assim, que nós produtores rurais permanecemos no campo, trabalhando para chegar os produtos fresquinhos nas suas casas, pois é o que sabemos fazer...”