O panetone não pode faltar na nossa ceia de natal
O panetone é um alimento tradicional do mês de dezembro, também nas versões chocotone e sorvetone
Ele tem origem “milanesa”, região noroeste da Itália.
A origem do panetone é um mistério, mas segundo uma das várias lendas, conta que ele foi criado por um padeiro chamado Toni, que trabalhava na padaria “Della Grazia”, em Milão, na época de 1452 a 1508. O jovem Toni era apaixonado pela linda filha do seu patrão. Então, ele teria inventado um pão doce para impressionar o pai da sua amada. Depois os clientes gostaram muito do pão dele e começaram a pedir na padaria o “pani de Toni”, que mais tarde evoluiu para panetone.
Panetone, o pão doce de natal possui fragrância discreta de baunilha e recheio de frutas cristalizadas, tais como o damasco, laranja, mamão, limão, maçã, cidra e as uvas passas.
Durante sua fabricação, a massa passa pelo processo de fermentação natural, que busca garantir que o panetone fique com uma consistência macia. Com o passar dos anos foi sofrendo várias modificações, como as versões chocotone, sorvetone, panetone Fit e colomba pascal. Todas elas, uma mais deliciosa do que as outras e seguem mundo a fora sofrendo modificações até hoje.
Receita de panetone recheado com ganache de chocolate
Pegue um panetone de chocolate ou comum, sem frutas, tire a tampa dele e dê uma ocada no panetone, tirando o miolo.
Derreta 300 gramas de chocolate de sua preferência, derreta no micro-ondas e misture um creme de leite, fazendo o ganache
Coloque o ganache dentro do panetone, tampe e por cima derrame o ganache restante.
Você pode substituir o chocolate por sorvete de sua preferência e faça um sorvetone.