As maravilhas do cérebro
PALAVRAS DE VIDA
AS MARAVILHAS DO CÉREBRO
Pr. Serafim Isidoro.
“Para o sábio, o caminho da vida é para cima” – Pv. 15.24.
Com um peso aproximado a mil e duzentos, ou mil e quinhentos gramas, situa-se na cabeça, parte mais alta, a maravilhosa máquina químico-biológica que rege o corpo e a existência do ser humano. Dali flui o controle de toda uma vida que pode contar de até trinta e seis mil ou quarenta e três mil dias de existência. A vida é a maior maravilha do universo. Aliás, é ela um universo em miniatura dominando a química, a biologia, a eletrônica e a tantas mais das ciências. “E viu Deus que tudo era bom” – declara o livro da Gênesis. Os mecanismos de defesa da vida, então, são maravilhosíssimos – para usarmos a expressão do salmista.
Em uma vida podemos fazer as mais importantes experiências em estudos, empreendimentos e atividades as mais variadas. Ir ao redor do mundo, descer aos abismos ou subir às maiores alturas. O homem, este extraordinário ser, assemelha-se em forma diminuta, ao seu Criador. É um pequeno deus em suas prerrogativas e atuações. Cria máquinas e engenhosos objetos que o superam, de maneira que trabalhem a seu favor.
Viver é existir utilizando as potencialidades latentes que interior e obsequiosamente estão à nossa disposição. Vida abundante, existência quase sem limites. Alguns até esbanjam desperdiçando-a. Excedem-se no prejudicial, nos vícios, na incontinência, no uso de excessos da desenfreada libido. É a estultícia da ignorância do verdadeiro valor da vida. Mas a vida pode ser bela, observadas as suas regras e os seus limites morais, físicos e existenciais.
Entendemos que a presente vida seja apenas a preparação para outra vida. Esta então imensurávelmente maior, porque eterna, perfeita e de glória. A imagem de Deus deturpada pelo que se denomina escrituristicamente pecado, transgressão, queda, será retomada em uma dimensão imensa, colocando a vida eterna do ser humano acima da posição dos anjos, seres espirituais e magníficos criados pela divindade.
Somos concordes, em diversas das nossas religiões, que haverá uma vida futura. O cristianismo declara que tal vida seja uma Pessoa. Jesus é a Vida. Morreu como homem e ressuscitou como a Vida. “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida” – disse Ele – “e ninguém vem ao Pai senão por mim” – “Aquele que crê em mim, salvar-se-á” – João disse: “Nele está a Vida, e a vida é a luz dos homens”.
No que respeita à eternidade, as sagradas escrituras dizem ser vida a presença de Deus; e morte, em oposição, o distanciamento da divindade. Só em Jesus o ser humano encontra a Vida, abundante vida, verdadeira vida, vida eterna com Deus.
Só Jesus.
O Pr. Th.D., D.D., Serafim Isidoro, oferece seus livros, apostilas e aulas do grego koinê:
serafimprdr@ig.com.br